LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O presente relatório, apresentado à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como tema a Literatura Infantil na prática docente, objeto de pesquisa para a realização da prática, e subtema, determinado pela escola campo, a água. A prática ocorreu com o objetivo de proporcionar aos alunos momentos de leitura e contação de histórias, produção textual, bem como momentos de aprendizado e reflexão a respeito dessas temáticas, que atualmente são tão importantes, oportunizando, ainda, a realização de atividades matemáticas, que envolveram a utilização da água pelas famílias dos alunos. Este trabalho foi desenvolvido a partir de reflexões embasadas em diversos autores que trazem uma abordagem teórica acerca da importância da literatura, leitura e produção textual no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto de docência foi elaborado considerando a literatura como um elemento de grande importância no processo de alfabetização, incentivando a leitura, a produção textual e a apreciação de obras literárias. A observação realizada no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi importante para a elaboração e realização do processo de estágio, visto que oportuniza um contato com realidade dos anos iniciais, sendo possível, ainda, identificar o ambiente escolar no qual ocorre o estágio, o perfil dos alunos, seus interesses, potencialidades e fragilidades no processo de aprendizagem. O desenvolvimento da proposta de estágio possibilitou o entendimento das relações entre teoria e prática, necessárias à prática Pedagógica.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Zacchi, C. F., & Ramos, M. (2016). LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA DOCENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11772
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino