FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Paulo Ricardo Bavaresco
  • Denise Faust de Oliveira

Resumo

O presente trabalho é resultado da pesquisa “Formação inicial e continuada para
professores das escolas do campo”, no qual abrangeu quatro municípios da Associação dos
Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC. Objetivou-se analisar as políticas de
formação inicial e continuada dos professores que atuam nas escolas do campo, buscando
compreender a participação em momentos de formação continuada, bem como, o perfil dos
profissionais que atuam nessas escolas. A pesquisa, de modo geral, visa analisar as políticas de
formação inicial e continuada dos professores que atuam nas Escolas do Campo. Este
trabalho se compõe de análise bibliográfica, para compreender a história da educação do campo,
no Brasil, no estado de Santa Catarina e também na região do Extremo Oeste desse estado.
Elaboramos também, um pequeno histórico de cada município em estudo. Além dessa
contextualização histórica, buscamos fundamentar o que são políticas públicas e a quem devem
atender. No desenvolver da pesquisa, realizamos coleta de dados, por meio de questionários, em
escolas do campo de quatro municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina. Os
questionários foram disponibilizados para gestores, professores e alunos da educação básica de
escolas da rede municipal e estadual, localizadas na área rural desses municípios. Em posse dos
resultados da pesquisa de campo, realizamos a análise de dados, confrontando as ideias com
diferentes autores para assim podermos compreender as maiores dificuldades, bem como,
desejos e anseios dos envolvidos nas escolas do campo em estudo. Podemos compreender, que
apesar das dificuldades encontradas, existem muitos caminhos e possibilidades para que não só
melhorem a situação das escolas do campo, como também estas permaneçam no campo. No
entanto, é preciso que se construam políticas públicas que garantam esse acesso de qualidade e
permanência dessas escolas, para que assim se efetive uma educação do campo de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Bavaresco, P. R., & Oliveira, D. F. de. (2016). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11729

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>