DIAGNOSTICO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 06 A 10 ANOS MATRICULADOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
Resumo
Dentre as razões que têm levado ao interesse crescente pelos conhecimentosacerca do desenvolvimento motor, destacam-se os paralelos existentes entre o
desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo. Há uma estreita relação entre o
que a criança é capaz de aprender (cognitivo) com o que é capaz de realizar (motor).
Desse modo, este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa quanti- qualitativa do
tipo descritiva. A amostra foi composta por 126 alunos de ambos os sexos da rede de
ensino municipal de São Miguel do Oeste/ SC, foram selecionado na forma de
participação voluntaria. Para coleta dos dados foi utilizado o protocolo de avaliação
motora de Rosa Neto (2002), como técnica de análise dos dados foi utilizada a análise de
frequência. Em relação aos resultados obtidos, verificou-se que 67 alunos encontram-se
na classificação normal médio, ou seja, estão com suas idades motoras adequadas á
cronológica. Também percebe-se que 13 alunos encontram-se na classificação muito
superior, 24 em superior e 19 em normal alto, significando que estes alunos estão com
suas idades motoras acima da cronológica. Somente 03 alunos encontram-se na
classificação normal baixa, sendo que são alunos que apresentam certa dificuldade
motora, e também apresentam dificuldades de aprendizado em outras disciplinas na
escola.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Frigeri, E. R., & Cullmann, R. (2016). DIAGNOSTICO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 06 A 10 ANOS MATRICULADOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MIGUEL DO OESTE-SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11630
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Pesquisa