CLAZZ MANAGER: SUPORTE DE TECNOLOGIAS MÓVEIS, NO APOIO E GESTÃO DE ATIVIDADES DE SALA DE AULA, PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL
Resumo
Os professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina, desde o ano de2013, estão recebendo tablets para auxiliar suas aulas. Neste resumo é apresentado o
ClazzManager, aplicativo móvel(app) desenvolvido com características híbridas e
multiplataforma para ser utilizado em tablets e apoiar professores e alunos(usuários) da
rede estadual em suas atividades de gestão e controle das atividades de aula. Para o
desenvolvimento do app foram utilizadas as linguagens de programação Javascript, CSS3
e HTML5 e a IDE Intel XDK combinada com os frameworks JQuery e Ionic. A metodologia
de desenvolvimento foi guiada pelo processo de desenvolvimento Incremental Iterativo
e as fases de levantamento de requisitos, modelagem, implementação e testes funcionais
foram acompanhadas por professores da rede estadual. Dentre as principais
funcionalidades do app estão o diário de classe, que permite lançar presenças, avaliações
e notas. Também conta com a área de anotação que permite cadastrar uma anotação,
possibilitando o usuário ainda adicionar fotos. Além da versão móvel do app é possível
utilizar um serviço web para realizar cópia dos dados para uma webapp. O
ClazzManager pode ser executado em diversas plataformas e dispositivos móveis. Como
resultados obtidos o app apresenta uma interface amigável e fácil de usar e um bom
desempenho em todos os dispositivos onde foi testado. Como feedback parcial dos
professores foi constatado que o mesmo atende as funcionalidades básicas para gestão
das aulas, com sugestões pontuais de melhoria.
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Alves, R. J. F., & Martini Neto, D. (2016). CLAZZ MANAGER: SUPORTE DE TECNOLOGIAS MÓVEIS, NO APOIO E GESTÃO DE ATIVIDADES DE SALA DE AULA, PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11626
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Pesquisa