DESENVOLVENDO JOGOS DE MESA ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Autores

  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
  • Dalvana Gallina
  • Elis Carla Guerra
  • Diânatan Sissgler

Resumo

Este trabalho apresenta uma forma lúdica de proporcionar uma aprendizagem
coletiva, através de jogos de mesa diferentes dos jogos tradicionalmente trabalhados na
escola, os quais buscam desenvolver diferentes habilidades. Dentre elas, a coordenação
motora fina, a cooperação, a criatividade, o raciocínio lógico e concentração. O presente
trabalho foi desenvolvido com educandos de 1º ano e 3º ano do Ensino Fundamental de
uma escola municipal de São Miguel do Oeste-SC. Buscou-se através da confecção de
jogos de mesa aprimorar as regras dos jogos bem como proporcionar uma vivência de
valores entre os envolvidos. Para o desenvolvimento da atividade iniciou-se com
explanação teórica das regras e conhecimentos prévios dos educandos sobre os jogos
convencionais, após cada aluno confeccionou seu próprio jogo dentro da nova proposta
a qual abordou as festividades Juninas (Festas de São João). Iniciaram com a pintura,
após o recorte e finalizaram jogando. Aos educandos do 3º ano o jogo desenvolvido foi
dominó que consiste em 28 peças podendo ser jogado em duplas, trios ou quartetos
sendo que são distribuídas 7 peças para cada jogador, onde o restante das peças compõe
a sobra “o monte”. O jogo inicia com o jogador que tiver o dublê mais alto e termina
quando um jogador tiver baixado todas suas peças. Com os educandos do 1º ano o Jogo
trabalhado foi memória, que é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma
figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o
jogo as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser
vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos vejam.
Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par. Se forem
peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, sendo passada a vez ao
participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos
eles tiverem sido recolhidos. Logo o tema abordado dentro da proposta foi manter o
formato real dos jogos, porém utilizando-se de imagens que representam as festividades
Juninas. Percebeu-se uma melhora na aceitação dos jogos uma vez que os alunos
participaram do processo de construção, o que gerou maior motivação aos mesmos, bem
como, a assimilação das regras com melhor compreensão. Salientamos que todo o
trabalho desenvolvido conta com a participação do PIBID, onde há bolsistas de iniciação
à docência que auxiliam e contribuem de forma significativa, aliando teoria e prática nas
aulas de Educação Física. Conclui-se que é de suma importância proporcionar aos
educandos vivências e estímulos através de jogos de mesa, pois os mesmos contribuem
no desenvolvido da coordenação motora fina, a cooperação, a criatividade, o raciocínio
lógico e concentração ressaltando que cada criança aprende de acordo com o nível de
crescimento e desenvolvimento em que se encontra.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ribeiro, A. J. P., Gallina, D., Guerra, E. C., & Sissgler, D. (2016). DESENVOLVENDO JOGOS DE MESA ATRAVÉS DA LUDICIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11583

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão