ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
  • Dalvana Gallina
  • Rodrigo Cullmann
  • Stéfani Konrad
  • Karin Tamires da Rosa

Resumo

A coordenação motora fina é uma habilidade motora executada por uma
pequena musculatura que pode ser das mãos e dedos, sendo que esta pode ser
desenvolvida através de atividades como: rasgar, recortar, amassar, enrolar, trançar,
modelar, etc. O presente trabalho é um resumo das atividades realizadas com três
turmas da Educação Infantil (Pré escola 4 e 5 anos) e com turmas do 1º ao 5º ano (séries
iniciais do ensino fundamental) com objetivo de desenvolver e aprimorar a coordenação
motora fina, possibilitando a melhora e evolução dos aspectos motores dos educandos.
Para o desenvolvimento da atividade de coordenação motora fina foram utilizadas
diversas estratégias de trabalho, bem como, atividades complementares de esquema
corporal, lateralidade, conhecimento do próprio corpo e percepção do sentir diferentes
materiais utilizados durante as atividades. Para iniciar foi desenvolvida a atividade com
painéis de esquema motor que foram desenvolvidos de duas formas: um através de
recortes de EVA e outro a partir de painel com bolinhas de papel crepom. Os alunos
precisavam recortar pequenos pedaços de EVA que depois seriam colados dentro do
contorno de um corpo desenhado. Outra atividade realizada com o esquema corporal foi
o preenchimento do desenho de um corpo com bolinhas de papel crepom. Os alunos
receberam pedaços de papel crepom coloridos, então precisavam rasgá-los e enrolar o
papel utilizando mãos e dedos, fazendo pequenas bolinhas. Em seguida, com auxílio da
professora, as bolinhas eram coladas preenchendo o desenho do corpo, deixando-o
colorido. A segunda atividade trabalhada foi a construção de colares com canudos, dessa
forma, foram distribuídos aos alunos pedaços de barbante e canudos em pequenos
pedaços. O objetivo foi fazer com que os alunos conseguissem passar o barbante por
dentro dos canudos. Para a terceira atividade, as crianças receberam o desenho de uma
aranha e precisavam colorir. Após colorir o desenho cada aluno recebeu um círculo no
qual existiam pequenos buracos ao redor. O desenho da aranha já colorido foi colado
bem ao centro do círculo. O objetivo foi fazer com que a criança trançasse um barbante
de forma que formasse uma teia deixando a aranha “presa”. Por fim, foi desenvolvida a
atividade do tênis. Foi desenhado um modelo de tênis em um pedaço de papelão e
perfurados pequenos buracos que imitavam os "furos" para passar o cadarço do tênis.
Cada aluno recebeu um modelo deste tênis e um pedaço de barbante. Primeiramente,
objetivou-se fazer com que os alunos aprendessem a colocar o cadarço corretamente e
em seguida aprender a fazer o laço de amarrar. Assim, todas as atividades citadas foram
bem recebidas pelos educandos, uma vez que estas são formas diferenciadas de
apresentar a disciplina de Educação Física, valorizando e abrangendo os diversos
conteúdos que podem ser trabalhados no ambiente escolar. Foi possível perceber uma
evolução em relação aos aspectos motores dos educandos, uma vez que atividades de
estimulação da coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, conhecimento
do próprio corpo e percepção do sentir devem ser realizadas diariamente, pois os
resultados apresentam-se a longo prazo. Salientamos que todo o trabalho desenvolvido
conta com a participação do PIBID, onde há bolsistas de iniciação à docência que
auxiliam e contribuem de forma significativa, aliando teoria e prática nas aulas de
Educação Física. Conclui-se que é de suma importância proporcionar aos educandos
vivências e estímulos para o desenvolvimento da coordenação motora fina, esquema
corporal, lateralidade, conhecimento do próprio corpo e percepção do sentir, uma vez
que cada criança aprende de acordo com seu crescimento e desenvolvimento.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ribeiro, A. J. P., Gallina, D., Cullmann, R., Konrad, S., & Rosa, K. T. da. (2016). ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11581

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão