ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc
  • Carolina Borges Silva Unesc

Resumo

Resumo: As tecnologia educacional têm evoluído muito rápido ao longo dos anos, no entanto a acessibilidade para os alunos com deficiência visual ainda carecem de investimento e planejamentos de médio e longo prazo. Esta pesquisa teve como proposito descrever a percepção de alunos com deficiência visual sobre as estratégias de acessibilidade utilizadas por eles no contexto do ensino superior. Quanto ao método, a pesquisa teve caráter descritivo, participaram da pesquisa quatro alunos com deficiência visual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semi estruturado. Dentre os resultados apresentados destacam-se a percepção dos alunos de que há uma limitação no que se refere a materiais de apoio pedagógico e em especial livros em Braille, nas diferentes áreas do conhecimento. Destacaram ainda, a avaliação de que os professores não apresentam formação adequada quanto aos processos de acessibilidade e inclusão. Por fim, apresentaram algumas críticas em relação ao acesso aos bancos de dados como Scielo e Periódicos capes, bem como a home page e sistema acadêmico da instituição de ensino superior onde estudam. A conclusão aponta para a necessidade de dar a devida atenção as críticas e sugestões dos alunos, de forma permanente e não restrita as emergências tão comuns no ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Mena Barreto, D. B., & Silva, C. B. (2016). ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11487

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)