ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA

Autores

  • Ezequiel Wilbert UNOESC - Xanxerê
  • Renée Bejamini UNOESC - Xanxerê
  • Gilvane Scheren UNOESC - Xanxerê
  • Aderlian Strapazzon Lange UNOESC - Xanxerê

Resumo

Considera-se que um dos motivos que levam as empresas a fechar suas portas, está diretamente relacionado com a má administração dos recursos financeiros. Para que uma empresa possa se tornar estável no mercado e gerar resultados é necessário avaliar uma série de indicadores financeiros, isso propicia um acompanhamento no desenvolvimento da empresa, possibilitando fazer correções ao longo de sua trajetória. Objetiva-se analisar a necessidade de capital de giro em uma empresa supermercadista tendo suas lojas localizadas nas cidades de Faxinal dos Guedes e Xaxim, no estado de Santa Catarina. Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo, documental, quantitativo e qualitativo, onde se analisa uma gestão financeira eficaz usando os indicadores financeiros e possibilitando o crescimento da rede de forma segura, a partir dos dados contidos no balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício dos últimos três anos. Os indicadores que foram utilizados na análise são: ciclo operacional, ciclo financeiro, necessidade de capital de giro, capital circulante liquido, grau de alavancagem operacional, grau de alavancagem financeira e ponto de equilíbrio. Esses indicadores possibilitam a análise da saúde financeira da empresa, evidenciando a duração das atividades desempenhadas pela empresa, quantidade de recursos financeiros será necessário para garantir a operação da empresa, qual é a capacidade de liquidação do passivo circulante, a capacidade de incremento de seu lucro tanto por capital próprio quanto por capital de terceiros, qual é o faturamento mínimo para não haver prejuízo.

Com a análise dos dados podemos constatar que a empresa possui a NCG (necessidade de capital de giro) satisfatória permitindo seu autofinanciamento através dos seus fornecedores, também foi constatado que o ponto de equilíbrio teve uma evolução durante os três anos juntamente com o faturamento, aconselhasse que a empresa atente-se aos custos fixos, buscando sua estagnação, mantendo o crescimento do seu faturamento assim gerado um resultado melhor. Palavras chave: Necessidade de Capital de Giro, Indicadores Financeiros, Supermercadista. 

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Biografia do Autor

Ezequiel Wilbert, UNOESC - Xanxerê

Ciências das Humanidades

Renée Bejamini, UNOESC - Xanxerê

Ciências das Humanidades

Gilvane Scheren, UNOESC - Xanxerê

Ciências das Humanidades

Aderlian Strapazzon Lange, UNOESC - Xanxerê

Ciências das Humanidades

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Wilbert, E., Bejamini, R., Scheren, G., & Lange, A. S. (2016). ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11478

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino