CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FISCALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM EM QUESTÕES ÉTICAS
Resumo
Caracterizar a produção científica sobre fiscalização da enfermagem em questões éticas, publicada no Brasil. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa sobre os Conselhos Federais e Regionais de Enfermagem como órgãos fiscalizadores, a visão que os profissionais de Enfermagem têm sobre eles e a trajetória de uma enfermeira enquanto liderança na enfermagem. Foram selecionados e analisados quatro estudos no formato de artigos científicos, trabalhos cujo objetivo geral e/ou específicos referem-se explicitamente ao objeto de estudo, no idioma português. Ao final da análise, mantiveram-se no estudo apenas dois estudos, o primeiro artigo é uma pesquisa histórica documental, que descreve a trajetória profissional de uma Enfermeira enquanto liderança da Enfermagem paulista frente à presidência do COREN-SP, seus principais desafios e contribuições para a área. Já o segundo trata-se de um artigo reflexivo sobre como ocorre o processo de fiscalização do exercício profissional da enfermagem nos Sistemas COFEN/COREN. Enfatiza a importância da fiscalização, seus principais instrumentos e sua operacionalização. Segundo estudos realizados, esses profissionais ainda acreditam que os órgãos que fiscalizam são punidores e não pedagógicos. Nesta pesquisa, foram encontrados poucos estudos referentes ao tema. Sugere-se que haja mais produções sobre o assunto, descrevendo como os órgãos fiscalizadores da profissão atuam, pois ainda há uma característica muito presente, quando são vistos como órgãos punidores e não pedagógicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Duarte, V. M., Gustman, A. N., Rossetto, C., Fachin, G. L., Coletti, M., Santos, S. M. dos, & Busnello, T. F. (2016). CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FISCALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM EM QUESTÕES ÉTICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11471
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino