TOMADA DE DECISÃO E PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC
Resumo
No contexto do processo decisório nas empresas, a informação de qualidade, gerada por um sistema de informação confiável é primordial para o monitoramento de indicadores gerenciais e da performance da empresa. É necessário saber como extrair e trabalhar as informações relevantes ao processo de tomada de decisão. Para tanto, é necessário o entendimento dos níveis hierárquicos, suas atribuições, necessidades de informações.
Em organizações modernas, que possuem sistemas de informações atualizados, a montanha de relatórios é substituída por informações em tempo real, dentro da necessidade informacional do cliente e do gestor. Quanto mais atualizado e flexível é o sistema de informação da empresa, mais rápida, ágil a empresa se torna, fazendo adaptar-se a novas realidades de mercado, e consequentemente informações de maior qualidade. Porém, não impede que o gestor, por desconhecimento em lidar com a situação, acabe retardando ou postergando decisões, dependendo, principalmente, da complexidade das decisões.
A gestão da informação, em todos os níveis, é fundamental para obter e organizar as informações necessárias para a administração e tomada de decisão empresarial. A possibilidade de extrair informações com maior nível de detalhamento, é oriunda de dados de cadastro e registros que devem ser preenchidos e acompanhados.
Diante deste contexto, o objetivo do presente estudo está em avaliar as pequenas empresas de Chapecó, quanto à importância das informações geradas pelo Sistemas de Informação das empresas, para o processo de tomada de decisões.