OS SENTIMENTOS DESENCADEADOS EM CRIANÇAS QUE PASSARAM PELA EXPERIÊNCIA DE UM TORNADO

Autores

  • Edson Pilger Dias-Sbeghen Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gentilia Regina Ziebell Sevegnani Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A presente proposta de pesquisa buscará analisar os sentimentos desencadeados nas crianças que vivenciaram o tornado que ocorreu na cidade de Xanxerê-SC em 2015. Esse fenômeno provocou muitas destruições por onde passou, provocando morte e deixando várias famílias desabrigadas. Os objetivos desta pesquisa serão: compreender os sentimentos que as crianças e seus familiares vivenciaram durante e depois do tornado, verificar se ocorrerem mudanças nos comportamentos das crianças após o tornado e conhecer as estratégias de enfrentamento que as crianças e seus familiares utilizaram para lidar com os sentimentos desencadeados pelo tornado. Para que os objetivos sejam alcançados será realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Os participantes da pesquisa serão encontrados com o método de amostragem bola de neve, tendo como disparador o grupo terapêutico que ocorre no Bairro dos Esportes na cidade de Xanxerê-SC; participarão quatro crianças com a faixa etária de 06 a 12 anos de idade, sendo duas crianças do sexo masculino e duas do sexo feminino e um de seus familiares. Com o familiar será realizada uma entrevista semiestruturada e com as crianças será realizada uma atividade lúdica: será solicitado que a criança desenhe o que o tornado representou para ela. Os dados passarão por análise de conteúdo e os desenhos, por análise projetiva. Nesta pesquisa as contribuições esperadas se referem à ajuda que o profissional da psicologia pode dar na prevenção e agravos dos sentimentos desencadeados pelo tornado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Dias-Sbeghen, E. P., & Sevegnani, G. R. Z. (2016). OS SENTIMENTOS DESENCADEADOS EM CRIANÇAS QUE PASSARAM PELA EXPERIÊNCIA DE UM TORNADO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11403

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>