EMPREGABILIDADE E INTERAÇÕES GRUPAIS EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O componente curricular Estágio Básico V tem como foco a inserção do profissional psicólogo em diversos contextos da comunidade, entre eles o contexto grupal. Para a realização da prática aqui relatada, foi escolhido um grupo de 30 adolescentes que cursam o terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Chapecó. A técnica de dinâmica de grupo utilizada (confecção de cartaz com recorte e colagem) buscou descrever os conceitos básicos da interação grupal observados nesses alunos, o que eles entendem por empregabilidade e sensibilizá-los sobre a importância desse tema. Durante a realização da intervenção os estudantes demonstraram boa comunicação, trabalho em equipe, foco na atividade e criatividade. Expressaram saber o que é empregabilidade, que entendem a relação desta com sua futura carreira profissional, que valorizam as habilidades pessoais, como também percebem a importância das interações grupais. Conclui-se que a técnica utilizada foi efetiva, pois contribuiu para que os estudantes pudessem refletir e debater sobre os temas propostos. Como também que a construção de habilidades com foco na empregabilidade podem ajudar o estudante a se desenvolver pessoal e profissionalmente e promover uma melhor preparação para a inserção no mercado de trabalho.