A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Leoberto Ricardo Grigollo Unoesc
  • Cleverson Thiago da Silva Unoesc

Resumo

Na construção de brinquedos e jogos para utilização nas aulas de Educação Física, os elementos recicláveis se tornam uma possibilidade para atender a demanda de materiais nas escolas e também contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo construir brinquedos e jogos com materiais recicláveis para utilização nas aulas de Educação Física escolar. Durante as aulas do componente curricular de Ambiente, Esporte e Sociedade, após a explanação e discussão com os acadêmicos da 5ª fase do curso de Educação Física, Licenciatura, da Unoesc campus de Joaçaba sobre a temática, surgiu a proposta de realizar a atividade em duplas. A primeira ação foi elaborar um projeto para a criação de um jogo ou brinquedo com materiais alternativos e, em seguida os acadêmicos buscaram os materiais recicláveis para a construção dos mesmos. Foram confeccionados 18 jogos utilizando garrafas pet, tampinhas de garrafa, caixas de papelão, folhas de jornal e embalagens de material de limpeza, entre outros. Os jogos construídos foram encaminhados para escolas da região com o objetivo de incentivarem os profissionais de Educação Física a desenvolverem ações similares no ambiente escolar. Desta forma, acredita-se que a associação entre as aulas de Educação Física e a promoção da sustentabilidade do meio ambiente podem gerar ações que promovam o desenvolvimento da criatividade e do processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Baretta, E., Grigollo, L. R., & Silva, C. T. da. (2016). A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11310

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>