ESTUDO E SIMULAÇÃO DE FILTROS PASSIVOS PARA MITIGAÇÃO DE HARMÔNICAS DE CORRENTE DE ORDEM PAR VISANDO O AUMENTO DO FATOR DE POTÊNCIA E FATOR DE DESLOCAMENTO EM PAINÉIS PARA FORMAÇÃO DE BATERIAS

Autores

  • Bernardo Zampieron Júnior Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marconi Januário Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho apresenta o estudo e simulação de filtros passivos
utilizados na mitigação de harmônicas de corrente de ordem par com taxa de distorção harmônica total acima de 90%. O objetivo é a redução dos níveis de distorção harmônica com foco no aumento do fator de potência e fator de deslocamento em painéis utilizados para a formação de baterias. São verificadas as características da carga em pontos diferentes da instalação, sendo feito o estudo da implantação dos filtros nos painéis utilizados na formação das baterias automotivas (40 A) e nos painéis utilizados na formação das baterias de motocicleta (10 A). Os sistemas são simulados no programa Matlab/Simulink○R com objetivo de reproduzir as repostas do sistema antes e após a implementação dos filtros projetados. A topologia de filtro passivo utilizada nas duas análises é a RLC série. O fator de qualidade elevado dos filtros implementados nas simulações foi utilizado com o objetivo de atender os limites recomendados pela IEEE-519, devido a suscetibilidade à dessintonia torna-se, na prática, inviável a realização do projeto dos filtros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Zampieron Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zampieron Júnior, B., & Januário, M. (2016). ESTUDO E SIMULAÇÃO DE FILTROS PASSIVOS PARA MITIGAÇÃO DE HARMÔNICAS DE CORRENTE DE ORDEM PAR VISANDO O AUMENTO DO FATOR DE POTÊNCIA E FATOR DE DESLOCAMENTO EM PAINÉIS PARA FORMAÇÃO DE BATERIAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11281

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <