O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Magali Beatriz Augusto Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Saulo Camana

Resumo

A educação de jovens e adultos modalidade da educação ultrapassa o objetivo
da escolarização, abrange fatores como qualificação profissional, desenvolvimento
comunitário, formação política e diversas questões culturais e sociais ultrapassando as
barreiras da escola tradicional sendo incorporada em outros espaços não convencionais.
Uma das características dessa modalidade de ensino é uma identidade pedagógica
própria, sua adequação de acordo com características da população a que se destina
aproximando o educando aos saberes pedagógicos e ao mundo do trabalho. A EJA
quebra o paradigma de que existe idade certa para aprender. Mudanças econômicas,
tecnológicas, sociais e políticas requerem aperfeiçoamento constante dos indivíduos em
todas as idades. O estudo da arte como componente curricular possibilita descoberta de
saberes vinculados à cultura, a linguagem verbal e não verbal diminuindo a
desigualdade social. O desafio da escola é que a arte não seja apenas reprodutiva mas
uma reflexão possibilitando re-significação e re-elaboração de saberes. Os desafios do
ensino da arte, as linguagens artísticas na formação do educando, vivenciando,
contextualizando e criticando arte. A especificidade da EJA contribui para a autonomia
do educando, possibilitando condições ao domínio das técnicas, favorecendo o
aprendizado, levando a estabelecer vínculos com a arte e a cidadania. A arte contribui
para o domínio de novas tecnologias, trabalho em equipe, criatividade, sensibilidade.
Desenvolve o espírito crítico, consciência de cidadania, além da inserção nas relações
sociedade e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Augusto, M. B., & Camana, S. (2016). O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11273

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>