PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNOESC: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PORTUGAL

Autores

  • Daiane Pavan Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Kaline Zeni Unoesc
  • Glaucia de Cesaro Luthi unoesc
  • Marieli Ferreira da Silva

Resumo

Diante dos desafios do processo de globalização torna-se perceptível a necessidade de integração com diferentes culturas por meio da integração e promoção do conhecimento  universalizado. Neste sentido, a  Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc institucionalizou o Programa de Mobilidade Acadêmica que proporciona oportunidades de estudos no exterior aos estudantes, professores e técnicos-administrativos, os quais são estimulados a desenvolverem competências pessoais e acadêmicas a partir de vivência internacional e do aprendizado advindo da diversidade cultural. Neste estudo objetivou-se  descrever experiência discente em programa de mobilidade acadêmica internacional realizada de fevereiro a julho de 2016, junto a Universidade do Minho em Portugal por uma acadêmica do curso de Psicologia. No relato, destaca-se principalmente as vivências; amizades, experiências em uma nova cultura; projetos acadêmicos, novos métodos de ensino, palestras entre outros.  Para a acadêmica, o intercâmbio caracterizou-se como uma oportunidade de aperfeiçoamento pessoal, profissional e teórico-cultural, durante a graduação, crescimento acadêmico, um novo olhar sobre a realidade. Conclui-se que o intercâmbio oportunidade promoveu repercussões no amadurecimento psicológico, cultural, social e científico sendo uma oportunidade de promoção do formação global dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Pavan, D., Zeni, K., de Cesaro Luthi, G., & Ferreira da Silva, M. (2016). PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNOESC: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PORTUGAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11218

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>