A FORMAÇÃO DE VALORES NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL E DE DIVERSIDADE CULTURAL.
Resumo
Resumo: A formação de valores na Educação Básica é fundamental para o desenvolvimento do ser social, ético e moral. O projeto de estagio curricular do curso dePedagogia implementado na Educação Infantil e Ensino Fundamental em Videira, tem por base a Diversidade e Relações Étnico-Raciais no processo do ensino e da
aprendizagem. A formação de valores no contexto da aprendizagem na educação Básica, numa perspectiva de inclusão social e de diversidade cultural, objetiva desenvolver
vivências sobre valores éticos, culturais e sociais. As vivencias sociais e experiências proporcionadas à formação do individuo, a pluralidade cultural do Brasil e as existentes
no contexto local, enfatizando a formação do povo local e influencia das diferentes culturas na formação dos valores ético, sociais e culturais que se encontram postos na
comunidade local. Proporcionar formação de valores no contexto da educação básica numa perspectiva de inclusão social e diversidade cultural, favorecer o processo de
aprendizagem a partir das relações étnico-raciais enquanto riqueza cultural; incentivar as relações interpessoais, inclusão social, possibilitar o reconhecimento da pluralidade
cultural no contexto escolar; sensibilizar os indivíduos sobre a diversidade cultural presente em seu meio social como valor interpessoal; propiciar atividades pedagógicas
que contribuirão na formação da identidade do individuo como ser social, que possui direitos e deveres. Formando valores relacionados à diversidade cultural, consciência
étnico-cultural favorecendo a inserção cidadã a partir do contexto educacional escolar.
Palavras-chave: Formação de Valores. Diversidade Cultural. Relaçoes etnico raciais.
Ensino Aprendizagem.Educação Básica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Augusto, M. B., & Guedes, A. (2016). A FORMAÇÃO DE VALORES NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL E DE DIVERSIDADE CULTURAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11191
Edição
Seção
Videira - Ensino