RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E A PERCEPÇÃO DA AUTO-IMAGEM DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE LEBON RÉGIS-SC

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Andriely Gusi Unoesc

Resumo

A aparência física é parte importante do que somos tanto para nós mesmo quanto para os outros, relacionando sempre um nome a uma imagem corporal, sendo esta a identidade pessoal e importante na formação da personalidade e da saúde do indivíduo. O objetivo desse estudo foi relacionar a composição corporal e a percepção da autoimagem de adolescentes do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Lebon Régis. A pesquisa caracterizou-se por ser de cunho quantitativa descritiva exploratória, sendo realizada a coleta de IMC (índice de massa corporal) e a aplicação do protocolo de Stunkard (teste de autoimagem) em 55 alunos sendo 35 meninos e 20 meninas, com idades entre 15 a 17 anos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e os principais resultados foram: 69,1% dos alunos estão com o IMC dentro da normalidade, em relação a imagem corporal 41,8% estão insatisfeito pelo excesso de massa, a satisfação entre gêneros não se altera mantendo 27,3% em ambos os sexos diferenciando apenas que os meninos estão mais insatisfeitos pela falta de massa e as meninas insatisfeitas pelo excesso de massa. Conclui-se que na relação da auto percepção da imagem corporal e a composição corporal há uma visão equivocada de si mesmo por parte dos alunos, pois o IMC da maioria está dentro da normalidade e a insatisfação prevaleceu na avaliação da autoimagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Professora do Curso de Educaçao Física da área de Ciencias da Saúde e do curso de Pedagogia da área de Ciencias da Vida

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zago, E. A., & Gusi, A. (2016). RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E A PERCEPÇÃO DA AUTO-IMAGEM DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE LEBON RÉGIS-SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11184

Edição

Seção

Videira - Ensino