A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS E A FORMAÇÃO CIDADÃ A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.

Autores

  • Marco André Serighelli
  • Camila Moresco

Resumo

O presente estudo se refere a relações interpessoais no contexto escolar, tendo vista a construção de valores para a formação cidadã, o qual propôs criar alternativas para o estudo com os alunos da Educação Básica. O estudo buscou verificar a importância de abordar a construção de Valores Humanos para o desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto físico, psicológico, intelectual e social. A escola é a instituição que participa cada vez mais cedo da vida das crianças que desenvolve conhecimentos e valores. Não compete apenas aos educadores o processo de educar os alunos em Valores Humanos, mas aos pais ao mesmo tempo, pois são eles que constituem o primeiro convívio social de uma criança. Vale ressaltar que para trabalhar limites não é necessariamente fazer uso de violência, mas por meio do diálogo de ambas as partes, pais e escola, e de uma forma lúdica com as crianças, pois ao ser imposta brutalmente resulta em adolescentes revoltados. As crianças quando inseridas na escola devem construir junto com o seu professor princípios básicos referentes aos valores humanos. Percebeu-se que o trabalho com a literatura infantil incentiva o imaginário e a criatividade, levando as crianças a viajarem e a conhecer lugares diferentes, sem sair de casa ou da escola. Despertar o gosto da leitura deve começar desde muito cedo, com os pais, com os avós e professores, e é através da leitura que cada criança vai descobrir um pouco mais de si mesmo, e sobre os outros e conseguirá obter uma convivência melhor, seja pela leitura de códigos ou formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Serighelli, M. A., & Moresco, C. (2016). A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS E A FORMAÇÃO CIDADÃ A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11161

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>