FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

Autores

  • Bianca Nicola Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernando Eberle Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cleber Marcos Rodniski Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A estratégia na formação do preço de venda é relevante para a sobrevivência das organizações no mercado competitivo em que estão inseridas, embora no ramo de transporte a formação do preço de venda seja determinada pela concorrência. O estudo tem como objetivo principal identificar os custos operacionais envolvidos na formação de preço de venda em uma empresa de transporte rodoviário de carga. E ainda, como objetivos específicos: a) caracterizar a empresa objeto de estudo; b) estimar os custos logísticos e operacionais da empresa analisada; c) analisar os componentes da formação do preço de venda. Na metodologia, optou-se por um estudo de caso descritivo em uma empresa de transporte de carga com sede na cidade de Chapecó/SC e utilizou uma uma abordagem quantitativa dos dados. Os dados foram coletados durante o primeiro semestre de 2016 por meio de relatórios gerenciais e entrevistas com os gestores da organização. Os resultados evidenciam que a empresa forma seus preços com base no mercado, e não possui um método específico para a formação do seu preço de venda. A empresa não possui um centro de custos para identificar os componentes que influenciam na formação do preço e também não realiza a gestão de seus custos operacionais. Entretanto, a organização realização a presunção de receita líquida desejada. na ordem de 20% de acordo com as informações repassadas pelos gestores, porém o valor real do seu lucro está na ordem de 17,24%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Nicola Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Contábeis pela UNOESC

Fernando Eberle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduando em Ciências Contábeis pela UNOESC

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI e professora do departamento de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Cleber Marcos Rodniski, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciência Contábeis pela UNISINOS e Professor do curso de Ciências Contábeis da UNOESC

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Santos, B. N., Eberle, F., Nascimento, S., & Rodniski, C. M. (2016). FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11147

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>