DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE DIDÁTICA EDUCACIONAL APLICADA À ANÁLISE DE RESPOSTAS EM FREQUÊNCIA DE TRANSFORMADORES
Resumo
Os transformadores são partes essenciais em sistemas de distribuição e seu uso generalizado vem exigindo critérios de design, construção e manutenção cada vez mais avançados. A análise de respostas em frequência é um procedimento que auxilia os construtores, concessionárias e demais usuários na determinação de falhas em transformadores. Várias técnicas foram desenvolvidas para a obtenção das curvas de resposta em frequências de transformadores, a mais comum é conhecida como SFRA (Sweep Frequency Response Analysis). São utilizadas respostas frequências originais (antigas), as quais são comparadas com respostas em frequências medidas, por exemplo, após um sinistro com o equipamento. Conforme a variação entre as respostas antigas e atuais podem ser determinados quais partes construtivas dos equipamentos que estão susceptíveis a alguma falha. Um problema da análise de resposta em frequência é a falta de procedimento padronizado internacional para que seja feita a comparação das análises dos resultados. Assim, o problema a ser resolvido é a interpretação das diferenças entre duas assinaturas do FRA. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma interface gráfica utilizada para avaliar e identificar problemas em transformadores de potência através da análise das curvas de resposta em frequência. A interface utiliza divisão da escala de frequência em bandas, de modo a tornar fácil a identificação do tipo de falha e usa indicadores estatísticos, métodos matemáticos capazes de avaliar diferenças entre duas medições e indicar ao usuário as regiões de ocorrência das falhas. Palavras-chave: Detecção de falhas. Análise de resposta em frequência. Transformadores. Interface gráfica. Indicadores estatísticosDownloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Rossa, R. H., Januário, M., & Hoffmann, K. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE DIDÁTICA EDUCACIONAL APLICADA À ANÁLISE DE RESPOSTAS EM FREQUÊNCIA DE TRANSFORMADORES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11067
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa