FISIOTERAPIA E MÉTODO SUIT EM PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A Paralisia Cerebral (PC) é uma patologia que afeta o sistema nervoso central (SNC), de caráter não progressivo, porém, mutável. Essa patologia traz consigo algumas complicações decorrentes da modificação tônica e topográfica acometida no paciente. Assim, o acompanhamento fisioterapêutico é de fundamental importância para esses pacientes, visando à melhora da qualidade de vida e evitando a sua evolução errônea, como a progressão de deformidades. Contudo, alguns métodos para o tratamento de crianças com PC têm sido empregados, incluindo o método da Terapia Suit, o qual possui em sua conduta a utilização de cordas elásticas, com o intuito de fortalecer e reforçar certos padrões de movimento. Com o presente estudo, teve-se como objetivo revisar, na literatura científica, informações sobre a Terapia Suit quando realizada em pacientes com sequelas de PC. O estudo se consistiu em uma pesquisa documental do tipo revisão bibliográfica, para o qual foi realizada uma busca de artigos publicados nas bases de dados PubMed e Scielo, não sendo estabelecido um período inicial de publicação dos artigos. Os seguintes descritores foram utilizados: Suit Therapy and Cerebral Palsy, Thera Suit, Adeli Suit, Pinguin Suit, Penguin Suit e Pedia Suit. Todos os oito estudos evidenciaram melhoras de acordo com seus objetivos. Cabe mencionar que há uma discrepância entre os métodos utilizados, pois não foi abordado um método padrão. Dessa forma, são necessárias mais pesquisas, especificamente ensaios clínicos randomizados, para analisar a otimização que essa terapia pode proporcionar.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Brol, A. M., Secco Silva, B., & Erharter, C. (2016). FISIOTERAPIA E MÉTODO SUIT EM PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL: REVISÃO DE LITERATURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11058
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino