GESTÃO ESTRATÉGICA DE SUPRIMENTOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS EMPRESAS

Autores

  • Hilian Giacomelli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Inocencia Boita Dalbosco
  • Carla Fabiana Cazella
  • Gilberto Pinzetta

Resumo

A gestão do fluxo de valor agregado pelas organizações exige contemplar uma estratégia clara quanto a sua cadeia de suprimentos de forma a identificar e construir diferenciais competitivos que integrem as exigências de seus clientes. Neste contexto, a Unoesc Chapecó ofereceu uma capacitação para os profissionais e acadêmicos interessados no tema. O curso teve como objetivo aprofundar o estudo e o debate na área de logística empresarial e de gestão da cadeia de suprimentos, apoiando a formação do profissional na capacidade de aliar ao conhecimento operacional e conceitos estratégicos e táticos para gerenciar a cadeia de suprimentos, entender práticas que são utilizadas nas organizações e trazer para discussão as áreas funcionais e processos típicos de cada nível decisório organizacional. Também se obteve com o curso a experiência de compreender quais as práticas da gestão de suprimentos mais importantes para as empresas brasileiras, em qual grau de extensão elas são implantadas nos negócios. A atividade trouxe o ensino pratico por meio do jogo da Cerveja, o beer game, que de forma pratica demonstrou-se as variáveis da gestão da cadeia de suprimentos desde a necessidade criada pelo consumidor final até a sua fabricação, passando pelo transporte, o distribuidor e atacadista. Como resultados do ensino e aprendizagem, destacou-se a necessidade dos profissionais estarem preparados para consumidores cada vez mais exigentes, quanto a prazos, preços e disponibilidade de opções e que é importante substituir a competitividade entre os elos da cadeia pela necessidade de cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilian Giacomelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Cursando MBA em Controladoria e Auditoria (FGV), Possui Pós-Graduação em Logística Empresarial (UNOESC), Pós Graduação em Gestão Financeira(UNOESC), e Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior(UNOESC). Professor convidado da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) para disciplinas de Logística Internacional, Redes de distribuição e Canais de Logística, e Professor Orientador de Trabalhos de Conclusão de Cursos. Consultor Independente.Atuando nas área de Administração, Controladoria, Custos, Suprimentos, Compras e Logística e Projetos de produtividade industrial e administrativa e otimização de processos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Giacomelli, H., Dalbosco, I. B., Cazella, C. F., & Pinzetta, G. (2016). GESTÃO ESTRATÉGICA DE SUPRIMENTOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS EMPRESAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11045

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>