EFETIVIDADE DA TÉCNICA DE BLOQUEIO TORÁCICO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA

Autores

  • Chrystianne Barros Saretto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O uso de ventilação mecânica invasiva (VMI) é uma importante ferramenta de suporte ventilatório indicada para a manutenção das pressões ideais dos gases e para a diminuição do trabalho muscular. A fisioterapia respiratória vem obtendo destaque nas unidades de terapia intensiva (UTIs), empregando técnicas como posicionamentos, manobras de direcionamento de fluxo aéreo, higiene brônquica e exercícios. Por meio da técnica de bloqueio torácico se tem como objetivo alterar a mecânica respiratória mediante o direcionamento de fluxo, pela compressão manual unilateral do tórax. O objetivo com a pesquisa foi descrever as alterações da biomecânica pulmonar e hemodinâmicas ocasionadas pela aplicação da manobra de bloqueio torácico, por intermédio da análise e comparação dos dados ventilatórios e gasométricos coletados pré e pós-manobra, em pacientes internados em UTI sob VMI. O método utilizado foi o ensaio clínico bicêntrico, cujas variáveis estudadas pré e pós-aplicação da técnica foram Cest, Cdyn, resistência das vias aéreas, PaO², PaCO², Sat O², relação PaO²/FiO², P. PICO, P. PLATÔ, PEEP, volume corrente (VC), fluxo, volume minuto (Vmin), frequência respiratória (FR) e FiO. Em um período de três meses de coleta, três pacientes encaixaram-se nos critérios de inclusão, os quais não apresentaram alterações significativas (p<0,05). No presente estudo não foram observadas alterações significativas estatisticamente nas variáveis analisadas, dado que dependendo da variável pode ser positivo ao paciente, porém, a sugestão é a realização de estudos com um número de amostra maior.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Saretto, C. B. (2016). EFETIVIDADE DA TÉCNICA DE BLOQUEIO TORÁCICO EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11023

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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