O ENSINO DO JOGO DE XADREZ DE FORMA LÚDICA COMO ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PROPOSTA PELOS BOLSISTAS DO PIBID

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Jacqueline Baptista Righi Unoesc
  • Iara Burlim Unoesc
  • Rosana Carolina Rosa Unoesc

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) numa parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e as escolas de educação básica, possibilita aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura a inserção no âmbito escolar. Além das atividades diárias, planejam e desenvolvem projetos, os quais contribuem com o desenvolvimento das crianças e adolescentes no âmbito da Educação Física escolar. Dentre os projetos existentes, o jogo de Xadrez aplicado de forma lúdica com o objetivo de trabalhar diferentes formas de aprendizagem relacionadas à modalidade, foi desenvolvido no CERT, envolvendo 165 alunos, professores e direção da escola. Utilizou-se estratégias e atividades lúdicas, adaptando as regras da modalidade como método facilitador para o aprendizado. Na confecção do jogo de Xadrez, foram recortadas e coladas as 32 peças em coletes e o tabuleiro foi confeccionado com TNT seguindo os padrões e proporções do tabuleiro com as linhas traçadas para fazer a divisão das casas, medindo 50 x 50 cm e totalizando 4 m². As peças foram representadas pelos alunos, sendo que os mesmos se movimentavam pelo tabuleiro articulando soluções para progredir no jogo. Por meio desta proposta, foi possível desenvolver o raciocínio, concentração e socialização, ressaltando que o ensino do Xadrez e demais jogos quando trabalhados de forma recreativa, contribuem efetivamente na formação de crianças e adolescentes, pois é um importante instrumento pedagógico para a prática do jogo, bem como ferramenta para consolidação de aprendizagens e vivências dos próprios acadêmicos.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Baretta, E., Righi, J. B., Burlim, I., & Rosa, R. C. (2016). O ENSINO DO JOGO DE XADREZ DE FORMA LÚDICA COMO ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PROPOSTA PELOS BOLSISTAS DO PIBID. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11021

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

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