SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA E ASPECTOS SOBRE A QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ILEX PARAGUARIENSIS A.ST.-HIL (AQUIFOLIACEAE)

Autores

  • Lidiamara Aparecida Belusso Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Katiane Paula Bagatini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Estudos para avaliar os métodos de superação da dormência de sementes e produção de mudas das espécies florestais nativas são escassos. Desta forma, o presente estudo visa avaliar métodos de superação da dormência de sementes de Ilex paraguariensis H.St.-Hil. Os frutos foram coletados em Joaçaba (Lote 1) e Vargem Bonita (Lote 2), SC. As sementes de I. paraguariensis foram submetidas a oito tratamentos. Os quais consistiram em imersão em água a 50°C por 24 horas e/ou estratificação em areia úmida em geladeira.  O teste de germinação foi conduzido com substrato papel Germitest® em BOD, com temperatura de 25°C e fotoperíodo de 12 horas.  As sementes que não germinaram foram submetidas ao teste de Tetrazólio. Para o cultivo dos fungos foi utilizado substrato ágar batata, sobre o qual foram colocadas sementes, acondicionadas em câmara do tipo BOD com temperatura de 25°C e fotoperíodo de 12 horas. O teor de umidade variou entre 9,8 % e 11,8%. Todas as sementes foram submetidas ao teste de tetrazólio pois não ocorreu germinação e maior parte das sementes estavam vazias e mortas, 84% lote 1 e 79% lote 2. Apenas no controle verificou-se sementes viáveis, 15% Lote 1 e 2,20% lote 2. Foram identificados os fungos do gênero Aspergillus sp., Penicillium sp., Fusarium sp., Alternaria sp.. Os fungos com menor incidência foram Chaetomium sp. e Trichoderma sp.. Observa-se a ineficácia dos tratamentos na superação da dormência das sementes de Ilex paraguariensis. O teste de tetrazólio indica uma baixa qualidade das sementes de ambos os lotes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiamara Aparecida Belusso, Universidade do Oeste de Santa Catarina

ACV

Katiane Paula Bagatini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

ACV

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Belusso, L. A., & Bagatini, K. P. (2016). SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA E ASPECTOS SOBRE A QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE ILEX PARAGUARIENSIS A.ST.-HIL (AQUIFOLIACEAE). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11005

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>