NOVA ABORDAGEM DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO E.R.P FOCADO PARA EDUCAÇÃO
Resumo
A aplicação prática das teorias estudadas em sala de aula podem ser trabalhosas e complicadas por não haver tempo e ferramentas disponíveis que possibilitem um aprendizado claro do que é proposto em aula. Neste sentido foi criado o SisEduq, com o objetivo de exemplificar para os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, a rotina de uma empresa no que se refere ao controle de transações comerciais, financeiras, compras e vendas, contabilidade, controle de estoque, entre outros. A estratégia demonstrou melhoria no entendimento da prática de uma empresa bem como apresentou uma nova opção de dinâmica para disciplinas essencialmente teóricas. A ideia é permitir o controle de várias empresas e filiais, o cadastro e manutenção de dados de um sistema integrado de controle comercial pode parecer bastante simples, mas como sua premissa é a de controlar as regras de negócios de uma empresa, ele necessita de conhecimentos não somente na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) mas também em outras áreas de conhecimento de negócio. Existem outros cases que disponibilizam áreas de testes para estudos, mas o diferencial do SisEduq é que seu código está disponibilizado de forma aberta, podendo assim ser trabalhado em todas as areas do conhecimento. A utilziação do SisEduq nas disciplinas ligadas ao entendimento dos processos e regras de uma empresa apresentou resultados importantes em uma das deficiências apontadas em egressos do curso de Sistemas de Informação, que é a grande capacidade técnica e o pouco conhecimento nas chamadas regras de negócios, principal ambiente de atuação de um profissional da área, ou seja, não se pode somente formar programadores, mas sim profissionais capazes de identificar as necessidades e regras atreladas a uma empresa. Palavras-chave: ERP, Ensino, Aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Quevedo, J. L. C., Quevedo, J. L. cunha, Quevedo, J. L. C., & Zonta, T. (2016). NOVA ABORDAGEM DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO E.R.P FOCADO PARA EDUCAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10988
Edição
Seção
Chapecó - Ensino