OPORTUNIDADES E DESAFIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CHAPECÓ - SC
Resumo
A região Oeste do estado de Santa Catarina tem boa parte de seu desenvolvimento socioeconômico atrelado à Agricultura Familiar. Ligada a essa atividade econômica, os alimentos orgânicos vem ganhando oportunidade de produção, na qual toda a sua cadeia produtiva trabalha com recursos naturais e humanos de forma sustentável. Estudos anteriores mostram que a comercialização desses produtos orgânicos, entretanto, requer cidades de maior porte e clientes com características e exigências específicas. Considerando Chapecó como uma cidade de médio porte e com consumidores com ecléticos, a pesquisa teve por objetivo identificar as oportunidades e desafios da venda de produtos orgânicos na cidade de Chapecó-SC. O estudo exploratório-descritivo, foi conduzido por meio de uma pesquisa survey, com 32 entrevistados em supermercados da cidade. O questionário analisava três dimensões (apelos) que os produtos orgânicos teoricamente trazem subjacentes: Ambiental, Social e Saudável. Os resultados mostram que a cidade de Chapecó possui potencial para comercialização de orgânicos semi-processados e in natura, apresentando o desafio de trabalhar uma comunicação eficaz ao consumidor e também aprimorar os rótulos, disponibilizando mais informações que contenham as características físico-químicas do produto, para que assim o consumidor perceba rapidamente os benefícios que o mesmo traz para a saúde, sendo esse o apelo de maior destaque.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Junior, S. S., & Mergen, F. P. (2016). OPORTUNIDADES E DESAFIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CHAPECÓ - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10957
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa