PROTOCOLO HIIT APLICANDO PARA ALUNOS DE ACADEMIA DURANTE CORRINA NA ESTEIRA

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Vinicius Bassak
  • Elen Cristina Piazza

Resumo

Após revisão de literatura, foi possível afirmar sem dúvida que os treinos de alta intensidade promovem mudanças no desempenho nas variáveis fisiológicas de quem utiliza o HIIT – High Intensity Interval Training, ainda não podemos criar um consenso da magnitude dos benefícios do HIIT, principalmente porque há diferentes tipos de estímulos, de intensidade de estímulos e tempo de recuperações, número de repetições, duração de cada estimulo e de cada recuperação, relação esforço pausa. O HIIT é caracterizado uma atividade de alta intensidade com curto período de intervalo de descanso, o chamado HIIT de baixo volume geralmente é de aproximadamente 10 minutos de exercício intenso com duração total da atividade de 30 minutos levando em conta aquecimento, resfriamento e intervalos de descanso. Um teste comum de treino chamado Wingate onde o praticante faz e 4-6 séries em alta intensidade com intervalo de 4 minutos, esse teste possibilita o aumento da capacidade oxidativa muscular com capacidade enzimática mitocondrial maximizada, aumento da sensibilidade a insulina, perda de tecido adiposo, aumento do consumo de oxigênio pós exercício, aumento de massa magra nos membros inferiores e aumento de VO2max. Neste contexto, este estágio teve por objetivo aplicar um protocolo HIIT em praticantes de academia que possuíam um nível avançado de treinamento e que estavam dispostos a provar o treino de corrida. Noto-se que o desempenho melhorou muito em pouco tempo, e para a surpresa dos alunos até mesmo o treino de musculação teve o desempenho maximizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zawadzki, P., Bassak, V., & Piazza, E. C. (2016). PROTOCOLO HIIT APLICANDO PARA ALUNOS DE ACADEMIA DURANTE CORRINA NA ESTEIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10902

Edição

Seção

Chapecó - Extensão