CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA MENORES EM XAXIM(SC)

Autores

  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC
  • Flávia Cordovil UNOESC
  • Emerson Ribeiro
  • Jéssica Scarsi

Resumo

O tema, Centro de Convivência para Menores “orfanato,” tem como principal foco o acolhimento de crianças carentes no âmbito familiar, proporcionando uma vida com mais qualidade, com garantia a educação e a inclusão na sociedade, promovendo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Pois os orfanatos da região não oferecem estrutura adequada para atender e zelar as crianças abandonadas ou rejeitadas pela família. Geralmente, os espaços oferecidos são para suprir as necessidades básicas como refeitórios, dormitórios e precários ambientes de lazer. Por esse diferencial, a proposta deve ser bem conceituada e planejada para que possa servir como modelo para as demais construções que abriguem crianças e adolescentes, proporcionando a eles uma vida digna para assim inseri-los na sociedade. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um anteprojeto que apresentou soluções inovadoras, sendo funcional, buscando a integração dos ambientes, tornando-lhes aconchegante e lúdico, garantindo assim todo o acesso a lazer, cultura, educação, saúde, e qualidade de vida. Utilizou-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental, o estudo de caso e o levantamento técnico que proporcionaram condições reais para a elaboração dos fluxos e do programa de necessidades. Como principais resultados, obtivemos uma proposta funcional, com um conceito arquitetônico diferenciado atendendo o objetivo da pesquisa. Palavras-chave: Orfanato. Crianças. Abandono. Arquitetura institucional.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ferreira, A. S., Cordovil, F., Ribeiro, E., & Scarsi, J. (2016). CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA MENORES EM XAXIM(SC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10827

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

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