O PERFIL DO ALUNO EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Regina Oneda Mello Unoesc
  • Riceli Lubian Unoesc
  • Ardinete Rover Unoesc
  • Graciele Tonial Unoesc

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi identificar as competências dos alunos matriculados nos cursos de Licenciatura em Informática e Processos Gerencias em relação às competências requeridas para a educação EAD. A educação a distância rompe com os paradigmas tradicionais e exige novas formas ensinar e novas formas de aprender. Nesses novos contextos o perfil dos alunos é um dos fatores que precisa ser considerado pelas Instituições de Ensino na organização dos Currículos, nas estratégias de ensino e aprendizagem, no uso de ferramentas tecnológicas e na orientação das atividades com vistas à formação técnica-profissional e ética, com qualidade.  A pesquisa é do tipo qualitativa com recorrências a técnicas quantitativas. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas. A amostra contemplou 99 alunos de um universo de 405 alunos matriculados nos campide Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste. O critério de seleção dos participantes foi ser aluno ativo dos cursos nos períodos de 2014 e 2015. Os resultados indicam que os alunos de EAD da Unoesc têm facilidade de acesso à internet, mas enfrentam dificuldades quanto ao domínio de recursos tecnológicos disponibilizados no portal de ensino e uso de ferramentas auxiliares do Office como o editor de texto do Word. O estudo evidenciou ainda que os alunos reconhecem a contribuição do curso nas atividades profissionais e compreendem que a aprendizagem mediatizada pelas tecnologias exige comprometimento e organização. 

Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi identificar as competências dos alunos matriculados nos cursos de Licenciatura em Informática e Processos Gerencias em relação às competências requeridas para a educação EAD. A educação a distância rompe com os paradigmas tradicionais e exige novas formas ensinar e novas formas de aprender. Nesses novos contextos o perfil dos alunos é um dos fatores que precisa ser considerado pelas Instituições de Ensino na organização dos Currículos, nas estratégias de ensino e aprendizagem, no uso de ferramentas tecnológicas e na orientação das atividades com vistas à formação técnica-profissional e ética, com qualidade.  A pesquisa é do tipo qualitativa com recorrências a técnicas quantitativas. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas. A amostra contemplou 99 alunos de um universo de 405 alunos matriculados nos campi de Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste. O critério de seleção dos participantes foi ser aluno ativo dos cursos nos períodos de 2014 e 2015. Os resultados indicam que os alunos de EAD da Unoesc têm facilidade de acesso à internet, mas enfrentam dificuldades quanto ao domínio de recursos tecnológicos disponibilizados no portal de ensino e uso de ferramentas auxiliares do Office como o editor de texto do Word. O estudo evidenciou ainda que os alunos reconhecem a contribuição do curso nas atividades profissionais e compreendem que a aprendizagem mediatizada pelas tecnologias exige comprometimento e organização. 

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação a Distância. Competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Oneda Mello, Unoesc

 

Professora da ACH. Formação em Letras, com Especialização  em Língua Portuguesa e Mestrado em Edcuação.

 

Riceli Lubian, Unoesc

Aluna do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais-EaD

Ardinete Rover, Unoesc

Professora Coordenadora do Curso EAD, Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc.

Graciele Tonial, Unoesc

Professora do Curso de Tecnologias em Processos Gerenciais, EAD, na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Mello, R. O., Lubian, R., Rover, A., & Tonial, G. (2016). O PERFIL DO ALUNO EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10757

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>