O PERFIL DO ALUNO EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi identificar as competências dos alunos matriculados nos cursos de Licenciatura em Informática e Processos Gerencias em relação às competências requeridas para a educação EAD. A educação a distância rompe com os paradigmas tradicionais e exige novas formas ensinar e novas formas de aprender. Nesses novos contextos o perfil dos alunos é um dos fatores que precisa ser considerado pelas Instituições de Ensino na organização dos Currículos, nas estratégias de ensino e aprendizagem, no uso de ferramentas tecnológicas e na orientação das atividades com vistas à formação técnica-profissional e ética, com qualidade. A pesquisa é do tipo qualitativa com recorrências a técnicas quantitativas. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas. A amostra contemplou 99 alunos de um universo de 405 alunos matriculados nos campide Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste. O critério de seleção dos participantes foi ser aluno ativo dos cursos nos períodos de 2014 e 2015. Os resultados indicam que os alunos de EAD da Unoesc têm facilidade de acesso à internet, mas enfrentam dificuldades quanto ao domínio de recursos tecnológicos disponibilizados no portal de ensino e uso de ferramentas auxiliares do Office como o editor de texto do Word. O estudo evidenciou ainda que os alunos reconhecem a contribuição do curso nas atividades profissionais e compreendem que a aprendizagem mediatizada pelas tecnologias exige comprometimento e organização.
Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi identificar as competências dos alunos matriculados nos cursos de Licenciatura em Informática e Processos Gerencias em relação às competências requeridas para a educação EAD. A educação a distância rompe com os paradigmas tradicionais e exige novas formas ensinar e novas formas de aprender. Nesses novos contextos o perfil dos alunos é um dos fatores que precisa ser considerado pelas Instituições de Ensino na organização dos Currículos, nas estratégias de ensino e aprendizagem, no uso de ferramentas tecnológicas e na orientação das atividades com vistas à formação técnica-profissional e ética, com qualidade. A pesquisa é do tipo qualitativa com recorrências a técnicas quantitativas. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas. A amostra contemplou 99 alunos de um universo de 405 alunos matriculados nos campi de Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste. O critério de seleção dos participantes foi ser aluno ativo dos cursos nos períodos de 2014 e 2015. Os resultados indicam que os alunos de EAD da Unoesc têm facilidade de acesso à internet, mas enfrentam dificuldades quanto ao domínio de recursos tecnológicos disponibilizados no portal de ensino e uso de ferramentas auxiliares do Office como o editor de texto do Word. O estudo evidenciou ainda que os alunos reconhecem a contribuição do curso nas atividades profissionais e compreendem que a aprendizagem mediatizada pelas tecnologias exige comprometimento e organização.
Palavras-chave: Ensino Superior. Educação a Distância. Competências.