A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
A exigência de professores cada vez mais qualificados é uma urgência social, desta forma surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, com a finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Este estudo teve como objetivo investigar a articulação entre a educação superior e o PIBID na formação continuada de professores. Foi desenvolvido mediante pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, na UNOESC, campi de Capinzal e Campos Novos. Participaram cinco professores, cinco acadêmicos e cinco coordenadores. A coeleta aconteceu com entrevista semiestruturada. Os dados revelam que o PIBID oportuniza aprofundamento teórico, vivência prática, conhecimento dos contextos escolares, debates sobre as questões educacionais, pesquisas, produção de material pedagógico, organização de eventos e a construção de um olhar transdisciplinar na educação. Também opórtunizou a importância dos valores humanos, favoreceu a inovação e a diversificação das experiências pedagógicas. Com este estudo pode-se observar que o programa Pibid possibilita a aproximação das discussões acadêmicas com as práticas realizadas no contexto das escolas. A articulação entre o Ensino Superior, o PIBID e a prática na sala de aula, na voz dos acadêmicos, dos professores e Coordenadores, oportuniza compreender e aprender o exercício da profissão, nas relações entre teoria e prática.
Palavras-chave: Educação Superior. PIBID. Formaçao continuada. Professores.
E-mails: ortenila.sopelsa@unoesc.edu.br danielabaldissera3@gmail.com