O VAI E VOLTA DE UMA EMBALAGEM: O DESIGN AUXILIANDO NO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA
Resumo
Com tamanha variedade num mercado cada vez mais competitivo, o design passa a ser ferramenta estratégica dentro das empresas, onde além de agregar valor econômico e legal, passou a agregar valor ecológico, pois esta questão de preservação digere esforços da empresa para a defesa de sua imagem corporativa e de seus negócios. Atualmente a preocupação ambiental vem crescendo, seguindo por este pensamento este projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver uma embalagem retornável alternativa, que auxilie no processo de logística reversa, usando o design como propulsor e diferencial no retorno dos produtos do pós-consumo ou, do pós-venda as fábricas de origem, para sua reutilização, reciclagem ou destino final correto. Por meio de pesquisas, elencaram-se problemas ambientais e de logística. Como resultado a embalagem retornável desenvolvida além de contribuir significativamente para a sustentabilidade, auxilia no processo de logística reversa, sendo que possui encaixes na parte superior e inferior, possibilitando uma melhor organização, facilitando seu armazenamento em depósitos e tornando seu transporte mais prático. Desenvolvida em vidro, um material 100% reciclável, higiênico e pigmentável, possibilita assim a distinção de categorias por cores das embalagens, pois serve para armazenar diversos tipos de produtos, onde são classificados por cores, sendo: embalagens translúcidas para alimentos, azul produtos de limpeza e marrom para produtos tóxicos, desenvolvida em três tamanhos. Seu fechamento possui sistema de rosca standard, que permite o uso de diferentes tampas.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Strobel Neto, W., & Martimiano, L. (2016). O VAI E VOLTA DE UMA EMBALAGEM: O DESIGN AUXILIANDO NO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10727
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa