EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: O CASO DAS PMES EXPORTADORAS DO SUL DO BRASIL
Resumo
As pequenas e médias empresas (PMEs) têm demonstrado papel relavante no desenvolvimento do país, uma vez que estas empresas são responsáveis por, aproximadamente, 70% das empresas exportadoras do país. Na região sul, essas empresas tem uma participação de 27,4% nas exportações e ocupa o segundo lugar no ranking de exportações do país. A partir deste contexto, esta pesquisa objetivou identificar a presença das dimensões do Empreendedorismo Internacional (EI) a partir do modelo proposto por Leite (2012) nas PMEs exportadoras da Região Sul do Brasil. O modelo compreende-se que o empreendedor assume e explora as oportunidades internacionais conforme sua atitude face ao risco, rede de relacionamentos, capacidade de inovar, propensão à adaptação e o desenvolvimento de vantagem competitiva, evidenciando-se, deste modo, as seis dimensões do EI. A população deste estudo compreendeu as 4.853 empresas exportadoras listadas no Catálogo de Exportadores em 2014, referente exportações brasileiras realizadas no biênio de 2011/2012. Sendo a amostra, composta por 59 PMEs participantes. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva de caráter quantitativa por meio de levantamento ou survey. Os resultados revelam a presença das seis dimensões do EI nas empresas analisadas em que se destacam as oportunidades e a redes de relacionamentos corroborando com os achados de Leite (2012).