POLÍTICAS PELA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL: O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM CENA

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Unoesc
  • Greicieli Hanauer Unoesc

Resumo

O trabalho focaliza o Plano de Ações Articuladas (PAR), concebido em 2007 como um instrumento de avaliação e implementação de políticas pela melhoria da qualidade da educação básica pública e indução de planejamento racional e participativo na gestão educacional das redes públicas de ensino. Tem por objetivo analisar aspectos da constituição e operacionalização do PAR, verificando dimensões e áreas prioritárias e ações eleitas por gestões municipais visando à promoção da qualidade educacional. Em termos metodológicos, privilegia revisão de literatura sobre concepções de qualidade que orientam políticas e práticas na educação básica, estudo documental com vistas a captar aspectos da constituição e operacionalização do PAR e estudo de campo junto a uma representação de municípios catarinenses de modo a verificar as dimensões e áreas destacadas no PAR como prioritárias e as ações eleitas para fazer frente às prioridades apontadas. As análises efetuadas permitiram constatar que 96,3% municípios do estado catarinense possuem PAR atualizado para o período 2011-2014.  Evidenciam interesse de municípios em assegurar apoio financeiro do MEC, demonstrado pelas dimensões consideradas prioritárias no planejamento efetuado. Em tom conclusivo, aponta tendência desses municípios a uma concepção de qualidade educacional reduzida às condições de melhoria da  infraestrutura física e de ampliação dos recursos pedagógicos das escolas públicas da rede.

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Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Unoesc

Graduada em Letras - Hab. em Português e Inglês pela Universidade do Contestado (1987), Mestre em Educação e Ensino - Convênio Interinstitucional UnC / UNICAMP (2000), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Pós-doutora em Políticas educacionais pela Universidade do Minho - Portugal. Atualmente é professora titular do PPGEd - Mestrado, da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Greicieli Hanauer, Unoesc

Estudante de graduaçã odo curso de Pedagogia da Unoesc

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Schneider, M. P., & Hanauer, G. (2016). POLÍTICAS PELA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL: O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM CENA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10647

Edição

Seção

PIBIC - CNPq