Comportamento do consumidor: um estudo dos principais atributos que determinam a escolha de sucos ou refrigerantes de uma Instituição de Ensino Superior de Belo Horizonte

Autores

  • Tony Moreira Santos FNH
  • Mauro Calixta Tavares FNH

Resumo

Ao buscar respostas para a questão “por que um consumidor gosta de um produto em detrimento do outro?”, são encontradas muitas explicações na literatura sobre comportamento do consumidor. Os processos mentais subjacentes à formação de atitudes, que representam o quanto um indivíduo gosta de alguma coisa, são constituídos de fatores cognitivos e afetivos, nem sempre presentes na mesma proporção. Neste trabalho são revisados alguns dos principais estudos que abordaram a formação da escolha do consumidor e a identificação dos atributos relevantes que determinam as escolhas de sucos e/ou refrigerantes pelos alunos de uma Instituição de Ensino Superior de Belo Horizonte. De um lado, há a defesa de que as emoções têm influência direta nas atitudes, formando-as sem a presença de um antecedente cognitivo de escolha dos produtos.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Atributos. Escolha. Sucos e refrigerantes.

 

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Publicado

12-09-2011

Como Citar

Santos, T. M., & Tavares, M. C. (2011). Comportamento do consumidor: um estudo dos principais atributos que determinam a escolha de sucos ou refrigerantes de uma Instituição de Ensino Superior de Belo Horizonte. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 10(1), 129–150. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/935