COMPETÊNCIAS GERENCIAIS REQUERIDAS EM EMPRESAS FAMILIARES: O OLHAR DE SUCESSORES

Autores

  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone Universidade Potiguar
  • Maria Terezinha Angeloni Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v15i1.9128

Resumo

Neste estudo teve-se por objetivo descrever o perfil de competência identificado pelos herdeiros candidatos a sucessores das empresas familiares em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes. O referencial foi fundamentado em estudos sobre herdeiros de empresas familiares e gestão da competência. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória, realizada de forma quantitativa, elaborada por meio de pesquisa de campo. A amostra foi por acessibilidade e endereçada às empresas familiares de João Pessoa-PB. Na dimensão Conhecimento, confirmou-se a disposição dos pesquisados pela busca do conhecimento sobre o Setor de atuação da Empresa, a Gestão de Pessoas, a Informática, a Gestão da Qualidade, a Psicologia Organizacional e o Produto/mercado de atuação da Empresa. Na dimensão Habilidade, as variáveis relativas ao Planejamento, à Liderança, à Decisão, ao Trabalho em Equipe, à Execução, à Inspiração/Motivação e às Relações Interpessoais foram consideradas de extrema importância. Identificou-se a necessidade de melhorar a capacidade de criticar e sintetizar dados e informações sobre processos e pessoas para a tomada de decisões. Foram consideradas de extrema importância as atitudes referentes à ética, ao autocontrole, à determinação, à responsabilidade, à servidão e ao comprometimento. Destacou-se a ética com grande ênfase no sentido do respeito pelo outro, honestidade e justiça. Os resultados apontam para um perfil de competência que indica a percepção da importância da capacitação profissional e gerencial e da valorização do desenvolvimento pessoal e da ética. O confronto entre o arcabouço teórico utilizado e os dados obtidos desvendou o perfil de competência gerencial como resposta à complexidade do ambiente organizacional.

Palavras-chave: Competência. Perfil. Sucessores. Empresa familiar. Sucessão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior na Universidade Potiguar e é graduada em Comunicação Social e Letras pela UFRN. Atualmente integra o quadro docente do Mestrado Profissional em Administração / Universidade Potiguar.

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Doutorado Em Ciencias da Administração - Université de Grenoble II (1988). Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor da Faculdade Vale do Salgado e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa familiar, sucessão, processo sucessório, pequenas e médias empresas, recursos humanos e comportamento.

Maria Terezinha Angeloni, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorado (1994) e mestrado (1992) em Administração na Université Pierre Mendes France na área de concentração de Gestão da Informação e da Decisão. Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1986). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975). Realizou pesquisas com o apoio do CNPq, FUNGRAD, PIBIC e FAPESC nas áreas da Decisão, Gestão e Tecnologia da Informação (redes sociais),Comunicação nas Organizações e Gestão do Conhecimento. Criou e coordenou o Núcleo de Estudos em Gestão da Informação, do Conhecimento e da Tecnologia- NEGICT na UFSC. Foi Vice Presidente e Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento- SBGC e Consultora de Conteúdo da HSM Educação. Atuou como professora e pesquisadora das Universidades Federal de Santa Catarina, Federal da Paraíba e do Sul de Santa Catarina e professora da MBA em diversas instituções de ensino e organizações. Atualmente é sócia consultora do IDECE, coordenadora de pesquisa, desenvolvimento e inovação do INERGE, professora de MBAs e palestrante nas áreas: Gestão do Conhecimento e Comunicação Organizacional.

Referências

ADACHI, P.P. Família S.A.: gestão de empresa familiar e solução de conflitos. São Paulo: Atlas, 2006.

BARNEY, J. B. Gaining and sustaining competitive advantage. 3rd ed. New Jersey: Pearson Education, 2007.

BRITO, L.M.P ; LEONE, N.M.C.P.G. Competências Gerenciais requeridas em Empresas Familiares : um olhar feminino. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 32, abril 2012.

CADIEUX, L. Les propriétaires dirigeants de PME face l’internationalisation: vers un modèle synthèse. In La PME algérienne et le défi de l’internationalisation: expériences étrangères. Éditions l’Harmattan, 2010.

Downloads

Publicado

30-03-2016

Como Citar

da Silva Barreto, L. K., de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, N. M., & Angeloni, M. T. (2016). COMPETÊNCIAS GERENCIAIS REQUERIDAS EM EMPRESAS FAMILIARES: O OLHAR DE SUCESSORES. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 15(1), 299–326. https://doi.org/10.18593/race.v15i1.9128