Estratégia como prática na prática
Resumo
Este artigo destina-se a todos os praticantes de estratégia, tais como administradores, gerentes, proprietários de pequenas empresas que lidam com estratégias no dia-a-dia ainda que inconscientemente. Estes últimos quem sabe, nunca se preocuparam ou pararam para pensar como é realizado o seu processo de estratégia e, dificilmente, tiveram tempo de ler algo a respeito do assunto. Esta pesquisa destina-se também aos demais interessados em conhecer um pouco, ou pelo menos o caminho para aprender mais a respeito deste mundo tão extenso que é a estratégia como prática. Para o desenvolvimento deste ensaio foi realizado um estudo de caso em uma oficina mecânica localizada em Curitiba, especializada em determinada marca de caminhões. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com o proprietário da empresa e analisados por meio de análise de conteúdo. O objetivo deste artigo foi conhecer como se realiza a estratégia na prática de uma pequena empresa. Contudo, não houve aprofundamento específico de nenhum tópico, mesmo porque o assunto é muito complexo para ser abordado de maneira exaustiva em uma pesquisa desta natureza. Entretanto, pretende-se de forma pretensiosa, abrir novos caminhos para futuros estudos sobre a perspectiva da estratégia como prática.
Palavras-chave: Estratégia. Formação e formulação da estratégia. Deliberada. Emergente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.