Turismo no espaço rural: uma reflexão acerca da autenticidade dos atrativos

Autores

  • Marcos Luiz Felippim
  • Valmi Emil Hoffmann

Resumo

A discussão proposta neste artigo consiste em analisar o caráter de autenticidade e singularidade dos atrativos turísticos, em especial no meio rural e, particularmente, nas chamadas fazendas-hotel, em contraponto ao processo de artificialização e espetacularização do turismo. O presente estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que analisa as características do turismo rural no Meio-Oeste e Planalto Serrano de Santa Catarina, regiões onde surgiram as primeiras iniciativas dessa modalidade de turismo no Brasil, em meados dos anos 80 do século XX. A pesquisa trata de um estudo descritivo de ordem transversal e utilizou uma composição de métodos quali-quantitativos como instrumentos de coleta de dados e análise. Os resultados apontam para uma tendência de adaptação dos espaços rurais destinados à visitação turística e apresentação de manifestações culturais tradicionais, sob forma de encenações alegóricas direcionadas aos visitantes.
Palavras-chave: Turismo rural. Autenticidade de atrativos turísticos. Fazenda-hotel. Artificialização do turismo.

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Publicado

03-09-2015

Como Citar

Felippim, M. L., & Emil Hoffmann, V. (2015). Turismo no espaço rural: uma reflexão acerca da autenticidade dos atrativos. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 4(1), 67–78. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8724