Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
Resumo
O estudo apresenta dados de uma rede de supermercados varejistas na região central do Rio Grande do Sul, baseado em entrevistas com os dirigentes e pesquisas em fontes secundárias. Em face das informações obtidas constatou-se que várias dessas empresas, após passarem por uma crise econômica na década de 90, foram induzidas a iniciar estudos para busca de alternativas estratégicas de sobrevivência no mercado. A partir disso, várias empresas passaram a gerenciar seus negócios e por meio da Organização de Redes, conseguiram determinar as estratégias de compra e venda de produtos em conjunto. Conforme a análise dos dados, a rede em estudo apresentou uma estratégia de negócio estruturada, buscando cada vez mais obter competitividade no mercado.
Palavras-chave: Redes de Empresas. Competitividade. Estratégia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.