Reflexões teóricas sobre o ensino do Empreendedorismo: a tentativa de construção de um modelo baseado na integração das áreas do conhecimento
Resumo
Este estudo tem com como objetivo buscar referenciais para construir um modelo teórico que possa ser utilizado pelos agentes responsáveis pelo desenvolvimento regional. O empreendedorismo tem um importante papel para gerar a capacidade empreendedora de uma região e os agentes como instituições de ensino e/ou poder público deverão seguir determinadas orientações para a consecução deste objetivo. Construir uma teoria é um caminho difícil, pois não existe um conceito único. Alinhando as ciências até então utilizadas como psicologia e economia pode-se ter um grande escopo de trabalho, mas separadas elas tem enfoque em apenas um dos elementos do empreendedorismo. Este modelo procura integrar os conhecimentos trazidos das ciências como filosofia, economia, psicologia, e pedagogia, utilizando seus enfoques para a construção do indivíduo, a sua relação com o mundo e com a dinâmica da economia de uma região, e como se pode formar sua concepção para ser empreendedor, estes conceitos integrados podem criar um modelo teórico que fundamente ações no sentido da disseminação do empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Ensino do Empreendedorismo. Formação de Empreendedores. Teoria do Empreendedorismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.