CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE FATORES INTERVENIENTES NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS / Shared Services Centers: a case study about the intervening factors on Managerial Competencies building

Autores

  • Murilo Rodrigues dos Santos PUC-Rio
  • Sandra Regina da Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Maria Isabel Peixoto Guimarães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i2.6927

Resumo

Este estudo de caso, de natureza qualitativa, objetivou investigar os fatores intervenientes na formação de competências gerenciais. Para tanto, foram entrevistados 14 empregados participantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial para potenciais gestores da Unidade de Serviços Compartilhados de uma empresa brasileira atuante no ramo de energia integrada. Os resultados apontaram que os fatores intervenientes derivam de três categorias inter-relacionadas: o Conceito de Unidade de Serviços Compartilhados as Competências Gerenciais Requeridas e o Processo de Formação das Competências Requeridas. Para a formação de Competências Gerenciais, foram valorizadas as atividades práticas e vivenciais, o papel dos gerentes atuais e a necessidade de avaliação e feedback.

Palavras-chave: Competências. Desenvolvimento gerencial. Centros de Serviços Compartilhados. Formação de competências.

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Biografia do Autor

Murilo Rodrigues dos Santos, PUC-Rio

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-RIO e Graduado em Administração pela UFRJ (2007). Atualmente, é Administrador Pleno em uma empresa do setor de energia integrada e Tutor Presencial na UFF. 

Sandra Regina da Rocha-Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações.

Maria Isabel Peixoto Guimarães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Admnistração (PUC-Rio), na área de Organizações, com ênfase em Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento.

Pedagoga (PUC-Rio), com Mestrado em Engenharia de Produção (Coppe-UFRJ).

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Publicado

12-08-2015

Como Citar

Santos, M. R. dos, da Rocha-Pinto, S. R., & Guimarães, M. I. P. (2015). CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE FATORES INTERVENIENTES NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS / Shared Services Centers: a case study about the intervening factors on Managerial Competencies building. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(2), 505–536. https://doi.org/10.18593/race.v14i2.6927