EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Autores

  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite UFERSA
  • Walter Fernando Araújo de Moraes UFPE
  • Viviane Santos Salazar UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v15i2.6467

Resumo

Nesta pesquisa teve-se o objetivo geral de analisar o empreendedorismo internacional nas exportadoras de frutas localizadas no Semiárido Nordestino. O estudo de múltiplos casos de modo longitudinal foi desenvolvido com base na perspectiva qualitativa. Empresas de quatro Estados do Semiárido Nordestino foram analisadas, a saber: Agrícola Famosa, Agro Melão (pseudônimo), Special Fruit e Ara Agrícola. Trinta gestores e consultores participaram das entrevistas semiestruturadas, examinadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a comercialização arrojada é uma dimensão do empreendedorismo internacional que emergiu na fase empírica da investigação. A ausência de contratos e a centralização das atividades por parte do empreendedor são as propriedades da comercialização arrojada. Esses achados são relevantes para a área de conhecimento da Administração por revelarem que a influência de relações comerciais realizadas por dirigentes afeta diretamente a internacionalização empresarial.

Palavras-chave: Empreendedorismo internacional. Internacionalização. Comercialização arrojada.

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Publicado

26-07-2016

Como Citar

Leite, Y. V. P., Moraes, W. F. A. de, & Salazar, V. S. (2016). EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DE EXPORTADORAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 15(2), 531–552. https://doi.org/10.18593/race.v15i2.6467