METACOGNIÇÃO ESTIMULA CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS? UMA ANÁLISE EM PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO / Metacognition stimulates entrepreneur characteristics? an analysis in professionals of Administration

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Filho Doutor em Administração (UFBA) Doutorando em Controladoria e Contabilidade (USP) Professor Adjunto (UNEB)
  • Adriano Leal Bruni Doutor em Administração (USP) Professor Titular (UFBA) Professor do Doutorado/Mestrado em Administração (NPGA) e Mestrado em Contabilidade (PPGCONT) da UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5922

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o nível metacognitivo e as características empreendedoras de profissionais de Administração por meio de três instrumentos psicométricos. Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração do Estado da Bahia. A hipótese desta pesquisa defendia que quanto maior fosse o nível de metacognição dos respondentes, maior seria o nível de suas características empreendedoras. A partir da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), os resultados indicaram que maiores níveis de metacognição promovem maiores níveis de características empreendedoras, indicando que 42,79% das características empreendedoras podem ser explicadas pela perspectiva metacognitiva. As contribuições desta pesquisa não se restringem à perspectiva teórica e acadêmica, mas também aos contextos profissional, econômico e social, uma vez que este estudo promove a evolução da qualidade profissional e os impactos social e econômico se tornam uma consequência natural desse desenvolvimento. 

Palavras-chave: Metacognição. Características empreendedoras. Modelagem de Equações Estruturais. Qualidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKIN, A.; ABACI, R.; CETIN, B. The Validity and Reliability of the Turkish Version of the Metacognitive Awareness Inventory. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 7, n. 2, 2007.

ÁLVAREZ-HERRANZ, A.; VALENCIA-DE-LARA, P.; MARTÍNEZ-RUIZ, M. P. How entrepreneurial characteristics influence company creation: a cross-national study of 22 countries tested with panel data methodology. Journal of Business Economics and Management, v. 12, n. 3, p. 529-548, 2011.

BORIS, U. Applying a Metacognitive Perspective to Entrepreneurship: Empirical Evidence on the Influence of Metacognitive Dimensions on Entrepreneurial Intentions. Journal of Enterprising Culture, v. 20, n. 203, p. 203-225, 2012.

BRENNER O. C.; PRINGLE C. D.; GREENHAUS, J. H. Perceived Competitive of organizational employment versus entrepreneurship: work values and career intentions of business college graduates. Journal of Small Business Management, v. 29, n.3, p. 62-74, 1991.

BYRNE, J. P. Entrepreneurial organizational characteristics in Hawaiian elementary schools: Its relationship to school characteristics and student achievement. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Duquesne, 91 f., 2008.

CHO, Y. S. The Impact of Metacognition on Entrepreneurial Orientation: Research-In-Progress. In: Annual Meeting Southwest Decision Sciences, 43th, New Orleans/EUA, 2012.

DAVIDSON, E., DEUSER I., STENBERG, R. Metacognition: Knowing about knowing. METCALFE, SHIMAMURA (Orgs.), Metacognition. Bradford Book The MIT Press Cambridge: Massachusetts, 1994.

EARLEY, P. C.; ANG, S. Cultural intelligence: Individual interactions across cultures. Palo Alto: Stanford University Press, 2003.

EUROPEAN COMMISSION, 2006. Entrepreneurship education in Europe: fostering entrepreneurial mindsets through education and learning. In: Ministry of Education and Research, Ministry of Trade and Industry, Conference on Entrepreneurship Education. Oslo, 2006. Disponível em < TTP://ec.europa.eu/enterprise/policies/sme/promoting-entrepreneurship/educationtraining-entrepreneurship/policy-framework/2006-conference/index_en.htm>. Acesso em: 31 de março de 2012.

FAUL, F.; ERDFELDER, E. GPOWER: A priori, post-hoc, and compromisse power analyses for MS-DOS [Computer program]. Bonn University, Dep. of Psychology, 1992.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de Dados: Modelagem Multivariada para Tomada de Decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FINNEY, S. J.; DI STEFANO, C. Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In G.R. Hancock & R.O. Mueller (Eds.), Structural equation modeling: A second course. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2006.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In L. B. Resnick (Ed.), The nature of intelligence (pp.231-236). Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1976.

FLEMING, P. The role of structured interventions in shaping graduate entrepreneurship. Irish Business and Administrative Research, n. 15, p. 146-157, 1994.

FORD, K.; SMITH, E.; WEISSBEIN, D.; GULLY, S.; SALAS, E. Relationships of goal orientation, metacognitive activity, and practice strategies with learning outcomes and transfer. Journal of Applied Psychology, v. 83, n. 2, p. 218-233, 1998.

GOODRICH, H. Student self-assessment: At the intersection of metacognition and authentic assessment. Tese de Doutorado, Harvard University, 1996.

HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Multivariate Data Analysis. 5. Ed. New Jersey: Prentice Hall, 2005.

HAYNIE, J. M.; SHEPHERD, D. A. Exploring the Entrepreneurial Mindset: Feedback and Adaptive Decision-Making. In: Babson College Entrepreneurship Research Conference (BCERC). Madrid, 2007.

______; ______. A Measure of Adaptive Cognition for Entrepreneurship Research. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 695-714, 2009.

______; _______; MOSAKOWSKI, E.; EARLEY, P. C. A situated metacognitive model of the entrepreneurial mindset. Journal of Business Venturing, v. 25, p. 217-229, 2010.

JOLY, I. Z. L. Cultura musical na Educação Infantil. In: ABRAMOWICZ, A. et al. Trabalhando a diferença na educação infantil: propostas de atividade. São Paulo: Moderna, 2006.

JOST, J. T., KRUGLANSKI, A. W., NELSON, T. O. 1998. Social Metacognition: An Expansionist Review. Personality and Social Psychology Review, v. 2, n. 2, p. 137- 154, 1998.

JOU, G. I.; SPERB, T. A metacognição como estratégia reguladora. Psicologia: Reflexão & Crítica, n. 19, p.2-7, 2006.

KOLVEREID, L. Prediction of employment status choice intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 17, n. 1, p. 47-57, 1996.

KRUZIC, D.; PAVIC, I. Students’ Entrepreneurial Characteristics: Empirical Evidence from Croatia. The Business Review, v. 14, n. 2, p. 216-221, 2010.

LIMA FILHO, R. N. Empreendendo sobre o Empreender e Pensando sobre o Pensar: Um estudo sobre Características Empreendedoras e Metacognição. Tese (Doutorado em Administração). 114 f. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. Metacognição e Empreendedorismo: Ser Empreendedor influencia atitudes Metacognitivas? Revista Gestão & Regionalidade, v. 30, n. 89, p. 63-74, 2014.

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L.; AMORIM, R. J. R. The influence of age and gender on entrepreneurial behaviour characteristics of students and professionals of Business Administration. African Journal of Business Management, v. 8, n. 21, p. 1019-1028, 2014.

LOHMÖLLER, J. B. Latent Variables Path Modeling with Partial Least Squares. PhysicaVerlag, Heildelberg, 1989.

McCLELLAND, D. n-Achievement and entrepreneurship: a longitudinal study. Journal of Personality and Social Psychology, v. 1, n. 4, p. 392-396, 1971.

_______. Sociedade Competitiva. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.

MELOT, A. The relationship between metacognitive knowledge and metacognitive experiences: Acquisition and re-elaboration. European Journal of Psychology of Education, n. 13, p. 75–89, 1998.

MISCHEL, W. Metacognition at the Hyphen of Social-Cognitive Psychology. Personality and Social Psychology Review, v. 2, n. 2, p. 84-86, 1998.

MITCHELL, R.; BUSENITZ, L.; LANT, T.; McDOUGALL, P.; MORSE, E.; SMITH, B. Toward a theory of entrepreneurial cognition: Rethinking the people side of entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 27, n. 2, p. 93–105, 2002.

_______; SMITH, J. B.; GUSTAFSSON, V.; DAVIDSSON, P.; MITCHELL, R. K. Thinking about thinking about thinking: Exploring how entrepreneurial metacognition affects entrepreneurial expertise. The Babson Research Conference, Wellesley, 2005.

MUKHERJI, A.; MUKHERKI, J.; HURTADO, P. Determinants of performance in small firms: the roles of Metacognition and entrepreneurial orientation. Academy of Management Annual Meeting Proceedings. Anais AMBPP, 2011.

PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. Survey Research Methodology in Management Information Systems: As Assessment. Journal of Management Information Systems, Automn, 1993.

RAVEN, J. Competence in the Learning Society. New York: Peter Lang, 2001.

SANDÍ-UREÑA, G. S. Design and Validation of a Multimethod Assessment of Metacognition and Study of the Effectiveness of Metacognitive Interventions. Tese de Doutorado (Doutorado em Química), Universidade de Clemson, 175 f., 2008.

SCARPATI, S. Developments in Accounting Education. The CPA Journal, v. 1, p. 10-13, 2010.

SCHRAW G.; DENNISON, R. S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, v. 19, p. 460- 47, 1994.

SHAH R.; GOLDSTEIN, S. M. Use of structural equation modeling in operations management research: looking back and forward. Journal Operational Management, v. 24, p.148-169, 2006.

STAW, B.; BOETTGER, R. Task revision: A neglected form of work performance. Academy of Management Journal, v. 33, n. 3, p. 534–560, 1990.

STEDILE, N. L. R., FRIENDLANDER, M. R. Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível? Revista Latino-Americana de Enfermagem, 11, 6, 792-799, 2003.

TROYANSKAYA, O.; CANTOR, M.; SHERLOCK, G.; BROWN, P. O.; HASTIE, T.; TIBSHIRANI, T. Missing values estimation methods for DNA microarrays. Bioinformatics v. 17, n. 6, p. 520-525, 2011.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

Lima Filho, R. N., & Bruni, A. L. (2015). METACOGNIÇÃO ESTIMULA CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS? UMA ANÁLISE EM PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO / Metacognition stimulates entrepreneur characteristics? an analysis in professionals of Administration. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(2), 427–450. https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5922