QUALIDADE INFORMACIONAL E NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO ENTRE EMPRESAS GANHADORAS E NÃO GANHADORAS DO TROFÉU TRANSPARÊNCIA FIPECAFI-SERASA EXPERIAN / Informational quality and transparency level: a study between companies a winning nd non-winning tran

Autores

  • Vagner Antonio Marques PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Fabrine Gonçalves Dias da Silva PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Luiz Cláudio Louzada UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Hudson Fernandes Amaral UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Antônio Artur de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5912

Resumo

A literatura estrangeira tem recorrentemente apresentado evidências de que a estrutura de governança e o nível de transparência afetam a qualidade informacional dos números contábeis. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre a qualidade das informações contábeis e o nível de transparência das empresas brasileiras. O estudo é descritivo, documental e quantitativo, com dados trimestrais de 18 empresas no período de 2007 a 2013. Os resultados evidenciaram que as empresas ganhadoras do Prêmio Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), as correlações (entre 52,8% e 63,1%) entre VMA, LPA e Patrimônio Líquido por Ação (PLA) foram estatisticamente significativas. O modelo de regressão foi estatisticamente significativo (α, 1) para as empresas ganhadoras, com um 12R2">  de 46,78%, enquanto o modelo para as não ganhadoras teve um 12R2">  de 0,01%. Além disso, as variáveis explicativas (LPA, PLA e intercepto) foram significativas ao nível de 1%, enquanto no modelo composto por empresas não ganhadoras, o PLA não foi significativo. A maior capacidade informacional dos números contábeis das empresas ganhadoras é coerente com a teoria da divulgação.

Palavras-chave: Qualidade das informações contábeis. Relevância do valor. Nível de transparência.

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Biografia do Autor

Vagner Antonio Marques, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Professor Assistente do Depto. de Ciências Contábeis da PUC Minas
Doutorando em Administração (Finanças) e Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG
Especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC

Fabrine Gonçalves Dias da Silva, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC Minas

Luiz Cláudio Louzada, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor Assistente do Depto. de Ciências Contábeis da UFES
Doutorando em Administração (Finanças) pelo CEPEAD/UFMG e Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE

Hudson Fernandes Amaral, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Professor Titular do CEPEAD/UFMG

 

Antônio Artur de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Professor Adjunto do CEPEAD/UFMG

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Publicado

12-08-2015

Como Citar

Marques, V. A., Silva, F. G. D. da, Louzada, L. C., Amaral, H. F., & Souza, A. A. de. (2015). QUALIDADE INFORMACIONAL E NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO ENTRE EMPRESAS GANHADORAS E NÃO GANHADORAS DO TROFÉU TRANSPARÊNCIA FIPECAFI-SERASA EXPERIAN / Informational quality and transparency level: a study between companies a winning nd non-winning tran. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(2), 769–796. https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5912