PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajai
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí
  • Elisa Couto Laurentino Universidade do Vale do Itajai
  • Luana da Silva Santos Universidade do Vale do Itajai
  • Thais Cristina Melim Petrelli Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i3.4133

Resumo

A formação técnico-profissional de jovens é importante para sua inserção no mercado de trabalho. A associação da experiência profissional com o estudo representa para muitos deles o caminho para a melhoria das condições de vida. Diante desse contexto, nesta pesquisa se analisou a imagem e a satisfação dos aprendizes sobre o programa de aprendizagem do Instituto Crescer. Para estabelecer o marco conceitual, foi consultada a legislação que trata desse tema no Brasil. Este estudo de abordagem quantitativa, por sua natureza, classifica-se como aplicado e segundo seu objetivo descritivo. A população estava composta por duas turmas de aprendizes: os que ingressaram recentemente ao curso e possuem aulas diárias e os que já ingressaram no mercado de trabalho e participam de palestras quinzenais. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de autopreenchimento, no qual se levantaram as informações pessoais e as expectativas a respeito do trabalho. A percepção dos aprendizes sobre a imagem e a satisfação com o programa era colhida em um segundo bloco, que estava dividido em três categorias: ensino, instituição promotora e desenvolvimento pessoal. Os resultados apontaram que em todas as categorias as médias foram mais do que 80% do valor máximo possível tanto para a imagem quanto para a satisfação, seja para os aprendizes iniciantes seja para os mais antigos. Os resultados também confirmam diferenças entre as percepções dos grupos. Os valores mais elevados, quando ocorreram, foram para os estudantes que entraram recentemente, para os menores de 16 anos e para as mulheres. Conclui-se que as respostas dos aprendizes são muito favoráveis ao desenvolvimento do programa.

Palavras-chave: Aprendizes. Programa de aprendizagem. Imagem. Satisfação.

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Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajai

Doutora em Administraçãoe Turismo pela Universidade do Vale do Itajai - Coordenadora do Trabalho Técnico Científico e professora do Curso de Ciências Contábeis da Univali - Itajai - SC

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Ciências – Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Ciências Sociais – Universidad de Alicante, Espanha. Professor de Estatística no mestrado em Administração. Professor de Análise Multivariada no doutorado em Administração e Turismo.

Elisa Couto Laurentino, Universidade do Vale do Itajai

Pós-graduanda em Gestão tributária e finanças na Universidade do Vale do Itajai - SC

Luana da Silva Santos, Universidade do Vale do Itajai

Pós-graduanda em Gestão tributária e finanças na Universidade do Vale do Itajai - SC

Thais Cristina Melim Petrelli, Universidade do Vale do Itajai

Pós-graduanda em Gestão tributária e finanças na Universidade do Vale do Itajai - SC

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Publicado

05-11-2015

Como Citar

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Couto Laurentino, E., da Silva Santos, L., & Melim Petrelli, T. C. (2015). PROGRAMA DE APRENDIZAGEM: IMAGEM E SATISFAÇÃONA VISÃO DOS APRENDIZES. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(3), 1119–1144. https://doi.org/10.18593/race.v14i3.4133