ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar os estilos de aprendizagem dos discentes dos Cursos de Graduação em Administração e de Tecnologia em Gestão, a fim de constatar semelhanças ou diferenças na forma de aprender, considerando que estes Cursos possuem concepções distintas, um com formação de bacharelado e outro tecnólogo. Este artigo apresentou os resultados de uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo exploratória-descritiva, decorrente da aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem construído por Kolb (1984, 1997) em 141 discentes do Curso de Administração e 117 discentes dos Cursos de graduação Tecnológica na área de Gestão, em duas instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que o perfil de ambos os grupos é muito semelhante, sendo a maioria do gênero feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, os estilos de aprendizagem em ambas as modalidades de curso também semelhantes, tendo predominado o estilo Assimilador. Conforme Kolb (1984) os Assimiladores consideram mais importante que uma teoria tenha solidez lógica e de valor prático, em situações de aprendizagem formal, preferem leituras, palestras, explorar modelos analíticos e ter tempo para pensar sobre as coisas. Observou-se, com esta pesquisa, que os estilos de aprendizagem dos discentes dos Cursos de Bacharelado em Administração e de Tecnologia na área de Gestão são semelhantes, não apresentando mudanças significativas na maneira de aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.