CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Reisoli Bender Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas.

Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação.

 

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Biografia do Autor

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Brasil.

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração, Universidade de São Paulo – USP, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.

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Publicado

07-07-2014

Como Citar

Marques Kneipp, J., Mendes Vieira, K., Bender Filho, R., & Maffini Gomes, C. (2014). CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 295–338. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2765