CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES NO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Resumo
O presente estudo buscou analisar a influência de características organizacionais no nível de informação divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras que adotaram as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no ano de 2010. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 97 empresas e elaborados índices de divulgação de sustentabilidade, com base nos indicadores essenciais propostos pela GRI e, a seguir, estimados quatro modelos de regressão. Constatou-se que as empresas analisadas possuem um índice geral de divulgação de sustentabilidade de, em média, 66,78%, o que representa que as empresas não divulgam em seus relatórios a totalidade de indicadores essenciais propostos pela GRI. A partir da análise dos modelos, verificou-se que as empresas que apresentaram maiores índices de divulgação de sustentabilidade são aquelas de maior porte, de setores de alto impacto ambiental, com maior rentabilidade, de capital aberto, com controle de capital estrangeiro e com certificações ambientais. Desse modo, percebeu-se que dependendo do tipo de empresa, determinadas características influenciam no índice de divulgação de sustentabilidade, em decorrência do nível de pressão social e/ou legal que as organizações estão sujeitas.
Palavras-chave: Relatórios. Sustentabilidade. Divulgação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.