Gestão da inovação em empresas do setor coureiro-calçadista
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.23728Palavras-chave:
Inovação, Gestão, Setor coureiro-calçadistaResumo
As mudanças no cenário econômico vêm transformando o modo de atuação das empresas, e, com isso, a inovação têm sido uma forte aliada para se manterem competitivas no mercado. Pensando na realidade das organizações localizadas na Cidade de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, que durante muito tempo teve sua economia voltada para o setor coureiro-calçadista, este artigo objetivou identificar as especificidades, necessidades e carências do processo de gestão da inovação em empresas do referido setor. Para atender ao exposto, optou-se pelo delineamento metodológico, que iniciou com a revisão bibliográfica e a coleta de dados por meio de observações diretas e entrevista em profundidade com nove gestores de diferentes organizações. Evidenciou-se que as referidas organizações ainda se encontram em estágios iniciais no que diz respeito ao processo de gestão da inovação. Contudo, os entrevistados reconhecem o potencial de diferenciação que está implícito no processo de inovação, mas ressaltam o alto custo, a pouca experiência e a falta de cultura da inovação como as principais barreiras na adoção de práticas de inovação.
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