CONTRIBUIÇÃO DO CONGRESSO USP AO ESTUDO DA ÁREA TEMÁTICA CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA BIBLIOMETRIA

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho (São Paulo)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar as características da produção científica dos artigos publicados na área temática controladoria e contabilidade gerencial no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade no período de 2001 a 2011. Tal objetivo justifica-se por não terem sido encontradas pesquisas que especificamente trabalhassem o perfil dos artigos da área de controladoria e contabilidade gerencial. Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliométrica, tipo exploratória e descritiva, com procedimento documental de abordagem quantitativa. Os principais resultados foram: artigos com autoria múltipla se destacaram; o autor que mais publicou artigos foi Ilse Maria Beuren; a Universidade de São Paulo é a IES que mais publicou artigos; Robert S. Kaplan é o autor mais citado; mais da metade das referências é oriunda de livros nacionais e internacionais; a abordagem metodológica quantitativa é a mais ressaltada nos 301 artigos analisados e os temas custos, finanças, gestão organizacional, gestão governamental, sistema de informação gerencial, contabilidade gerencial, informação contábil e balanced scorecard, são os mais constantes nos 11 anos de pesquisa sobre as temáticas controladoria e contabilidade gerencial. Concluiu-se, nesta pesquisa, que o perfil macro das publicações e da evolução da área temática controladoria e contabilidade gerencial analisa variáveis sobre o tema com o intuito de nortear e, efetivamente, contribuir para a melhor compreensão, melhoria e fomento dos artigos publicados sobre a área temática, ora investigada no meio acadêmico.

Palavras-chave: Controladoria. Contabilidade gerencial. Meta-análise. Congresso USP.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho (São Paulo)

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007). Atualmente é professor da Faculdade Piauiense dos cursos de Administração e Contabilidade. Linha de pesquisa, Estratégia e Estudos Organizacionais, com ênfase nos temas: Governança Corporativa, Sustentabilidade, Controladoria, Contabilidade e Finanças. Membro do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos(GEPRA)

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Ribeiro, H. C. M. (2014). CONTRIBUIÇÃO DO CONGRESSO USP AO ESTUDO DA ÁREA TEMÁTICA CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA BIBLIOMETRIA. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 709–746. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2371